O que acontece a uma bateria se estiver sempre ligada à corrente?

Tem um portátil que passa a vida ligado à corrente, ou deixa o telemóvel ligado ao carregador durante toda a noite? Certamente que não é o único, mas sabe o que acontece à bateria com este tipo de utilização? Pois bem, existem duas possibilidades dependendo do carregador e da bateria da máquina em questão.



O que acontece a uma bateria se estiver sempre ligada à corrente?

bateria se

Portanto, se por acaso o carregador fizer flutuação de tensão para não sobrecarregar a bateria, o pior que pode acontecer é a bateria começar a perder capacidade (autonomia), por não estar a conseguir fazer os seus ciclos ideiais. Contudo, se por ventura o carregador não tiver flutuador, e a bateria não tiver uma proteção interna (como as de lítio), a tensão interna poderá subir a um ponto capaz de a danificar ou causar uma reação química interna bastante perigosa (para a própria bateria ou máquina em que se encontra montada).

Entretanto, se a corrente for uma carga, também existem duas possibilidades dependendo do tipo de materiais e existência de um circuito interno de proteção. Assim, no caso deste circuito interno não existir, a tensão da célula irá diminuir muito além do mínimo admissível, causando uma alteração nos componentes internos como a cristalização nas placas, oxidação, etc… O que claro está, por sua vez irá resultar numa bateria morta ou com muito menos capacidade de armazenamento de energia.

Dito tudo isto, caso a bateria tenha proteção, vai deixar simplesmente de receber energia, como forma de autopreservação. Como é o caso da grande maioria dos smartphones que são deixados a carregar durante a noite.

Em suma, tudo irá depender da qualidade dos componentes. Por isso, se tiver um portátil, smartphone, relógio, etc… De uma marca de referência, em princípio pode estar à vontade. Contudo, é sempre boa ideia desligar os carregadores quando se chega à sua capacidade máxima.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também