Huawei levou uma autêntica ‘Facada’ da Google e dos EUA… E agora?


Por em

Huawei levou uma autêntica ‘Facada’ da Google e dos EUA… E agora!? – Como já deve saber, a Huawei foi atingida com um rude golpe, no passado Domingo. Um golpe tão forte, que não só mete a empresa em ‘Xeque’, como também meteu vários donos de smartphones Huawei, a pensar no que fazer!

Pois bem, foi há cerca de dois meses, que o CEO da Huawei (Richard Yu), disse publicamente, que a empresa estava a desenvolver um sistema operativo mobile, para acabar com a dependência existente com o Android da Google. E claro, para ter um plano B, caso existisse uma proibição, como esta que acabou de acontecer.

Dito isto, é bem provável que Richard Yu, não esperasse que as coisas andassem tão rapidamente… Afinal de contas, a Google acabou de cortar todas as relações negociais com a Huawei!

Assim, a Huawei não só acabou de perder a sua licença Android, como todos os seus smartphones, irão deixar de receber atualizações de Sistema Operativo!

Claro que com este ‘corte de relações’, os futuros smartphones da marca, também irão perder a capacidade de aceder à Google Play Store, e restantes aplicações Google. (YouTube, Gmail, Google Drive, etc…)



Mas isto pode não ser o fim do Sistema Operativo Android, para a Huawei… Visto que a empresa pode continuar a usar a versão ‘pública’! Mas continuará sem qualquer tipo de acesso às aplicações proprietárias e serviços da Google.

Tudo isto, graças à guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, que no seu mais recente episódio, viu a adição da Huawei à nova ‘Lista Negra’ de Donald Trump. Que por sua vez, proíbe a gigante Chinesa, de fazer qualquer tipo de negócio, com empresas Norte Americanas.

Ainda assim, como dissemos em cima, esta decisão não proíbe a Huawei de usar o Android AOSP (Android Open Source Projecto)… Mas em boa verdade, fora da Ásia, um Android sem aplicações e serviços da Google, é um pouco inútil. Especialmente, com toda a concorrência que a Huawei tem no mercado Android. (A Samsung está com toda a certeza, a esfregar as mãos de felicidade!)



Apesar dos Estados Unidos e Huawei estarem numa guerra, há vários meses… Esta é uma decisão que irá afetar milhões de utilizadores, que utilizam um smartphone Huawei (ou Honor), diariamente

Imaginem todos os consumidores que acabaram de adquirir um P30 ou P30 Pro, e descobrem agora, sem qualquer tipo de aviso prévio, que a ‘mama’ da Google terminou! É algo que vai contra tudo aquilo que é um mercado livre… E na minha opinião, muito dificilmente será o estado final da coisa.

Afinal, a China vai ter um qualquer tipo de resposta a esta jogada, e quem vai sofrer no fim, somos nós, os consumidores!

Para finalizar, em boa verdade, a Huawei já esperava algo do gênero, há algum tempo!

Mas mesmo com todos os preparativos que já foram feitos, muito dificilmente a empresa se irá safar de uma tremenda queda na bolsa, durante o dia de hoje! Isto, já para não falar, de um trambolhão gigante no mercado, se nada mudar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Rumor: Lançamento do jogo Halo Infinite previsto para 2020

Cyberpunk 2077 só deverá chegar ao mercado em 2020

Seguinte