Samsung Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro: Quem ganha? (Comparativo)

S10+ vs P30 Pro

Samsung Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro: No ano de 2019, já tivemos a oportunidade de assistir a dois dos grandes lançamentos, das maiores fabricantes de smartphones Android, o Galaxy S10 da Samsung e o P30 Pro da Huawei.

Dois aparelhos, que muito curiosamente, estão a ter um incrível sucesso no mercado! Mesmo tendo em conta a estagnação, que é cada vez mais evidente, e que até já começou a afetar fortemente a Apple.



Dito tudo isto… Afinal de contas, qual é o melhor smartphone? O Galaxy S10+ ou o Huawei P30 Pro?

Qual é o mais rápido? Qual é o mais bonito, e talvez mais importante que tudo isto, qual é o melhor a tirar fotografias?

Neste comparativo vamos falar de todas estas vertentes, mas como em boa verdade, qualquer telemóvel topo de gama, é agora extremamente rápido, e oferece quase sempre, uma excelente autonomia… Vamos focar-nos mais nas câmeras!

Que é no fundo a grande aposta da Huawei na linha P, e também é algo que a Samsung teve em consideração com o Galaxy S10 e S10+.

Samsung Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro – Design

Enquanto a Samsung apostou num novo e inovador design, depois de um ano de 2018 para esquecer… A Huawei fez exatamente o oposto! Afinal de contas, o P20 Pro foi um tremendo sucesso, e por isso, até que faz algum sentido pegar onde o ‘velhinho’ smartphone ficou.

Assim, a Huawei pegou na filosofia de design, utilizada na linha P, e adicionou uns pózinhos da receita usada no Mate 20 Pro.

O resultado é sem dúvida bastante interessante, mas será que rouba os corações dos fãs, que ficaram boquiabertos com o Galaxy S10?

Galaxy S10

Pessoalmente, gosto mais do design do S10, mas também tenho de dizer, que o P30 Pro assenta de uma maneira fenomenal na mão. Além disso, o design de ecrã, com a ‘notch’ gota de água, apesar de não ser uma novidade, não fica nada atrás do ‘Infinity-O’ da Samsung.

No fundo, neste campo, vai ser sempre uma preferência pessoal! Não existe nem melhor, nem pior… Apenas diferente. A escolhe é antes de mais nada, sua.

Desempenho – Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro

P30 Pro vs Galaxy S10, S10+ vs Huawei P30

Neste campo, tenho de dar a taça à Samsung!

Como deve saber, os novos Galaxy S10, vêm equipados com o Exynos 9820 ou o Snapdragon 855, dependendo do mercado. (Apesar do Exynos ficar um pouco atrás do Snapdragon, continua a ser um peso pesado do processamento.)

Por outro lado, o P30 Pro, conta com o Kirin 980, que chegou ao mercado em 2018. Claro que é ainda extremamente rápido… Mas já tem mais de 6 meses em cima, e por isso, já não é o último ‘grito’ tecnológico.

Em suma, neste campo, o Galaxy S10 leva a vantagem! Posteriormente, temos de ter em consideração o Sistema Operativo de cada aparelho, nomeadamente a ‘Skin’ em cima do Android 9.0 da Google.

É que caso não saiba, a Samsung melhorou imenso a sua interface, com o One UI! O que na minha opinião, transformou completamente a experiência que é manusear um smartphone topo de gama da Gigante Sul Coreana.

Aliás, acho que depois deste esforço da Samsung… A Huawei quase que é obrigada, a também fazer um esforço, para melhorar bastante o seu EMUI. 

Por isso, aqui, temos o 2 – 0 na parte do desempenho para a Samsung.

Contudo, mesmo tendo isto em conta, o P30 Pro continua a ser um smartphone extremamente rápido! Muito graças aos NPUs do Kirin 980, que utilizam a cada vez mais popular Inteligência Artificial, para encurtar os tempos de ‘loading’, e tornar toda a experiência mais rápida e fluida.



Samsung Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro – Câmeras

S10+ vs Huawei P30

É no campo da fotografia, que as coisas ficam bem mais complicadas de comparar! Aqui, a Huawei faz sempre um All-In autêntico, para conseguir a melhor estabilização de imagem, o melhor Zoom, e até as melhores lentes.

No entanto, muitos utilizadores acabam por não gostar muito do processamento de imagem, que as fotografias capturadas por um smartphone Huawei acabam por ter.

Na minha primeira comparação, quando o Galaxy S10 tinha acabado de chegar ao mercado, fiz uma sondagem no Instagram da Leak.pt, para perceber afinal, que fotografias ganhavam num ‘VS’, contra o Huawei Mate 20 Pro.

E muito curiosamente, em 3 exemplos, o Mate 20 Pro ganhou os 3!

Isto poderia provar desde já, que o processamento de imagem da Huawei, é uma aposta vencedora!

Contudo, como eu disse na análise do Galaxy S10+, as fotos que ganharam, não foram as fotos mais ‘reais’! É verdade que as imagens capturadas por um smartphone Huawei, ficam quase sempre mais apelativas, para publicar nas redes sociais…

Afinal, quase nem precisa de mexer nos filtros, mas isto torna a fotografia melhor?

Por exemplo, se o meu cão tem o pelo amarelo e cinza. Como é que uma fotografia em que o pelo parece amarelo e preto é melhor?

Dito isto, resolvi fazer uma comparação direta, passando as fotografias para o computador, de modo a verificar afinal, qual é a imagem com mais qualidade ‘real’.

Antes de mais nada, vamos lá começar com o comparativo!

Primeiramente, as duas fotos lado a lado, no mesmo exato sítio.

S10+ vs Huawei P30
Galaxy S10+ à esquerda | Huawei P30 Pro à direita

Mesma imagem com um Zoom no sinal de trânsito, para comparação de detalhes:

É notório que a imagem capturada pelo Galaxy S10+, consegue reter mais alguns detalhes nas janelas e no próprio sinal de trânsito.

Mais um exemplo! Primeiro, as fotos originais lado a lado:

S10+ vs Huawei P30
Galaxy S10+ à esquerda | Huawei P30 Pro à direita

Podemos ver na segunda imagem com ‘Zoom’, que as paredes que deveriam ser amarelas. Na imagem do Huawei P30 Pro, tornam-se demasiado brancas. Similarmente, o algoritmo de processamento de imagem, também não parece ter sido simpático com as telhas das casas.

Mais um exemplo, desta vez do céu azul e paisagem da vila:

S10+ vs Huawei P30
Galaxy S10+ à esquerda | Huawei P30 Pro à direita

Agora com Zoom no monte:

Aqui parecem mais ou menos equivalentes, mas parece-me que a casa no topo do monte, fica demasiado branca na imagem do Huawei P30 Pro.

E por fim, o modo de noite:

S10+ vs Huawei P30
Galaxy S10+ à esquerda | Huawei P30 Pro à direita

Com zoom:

No modo de noite, é notória a vitória do Huawei P30 Pro!

A imagem do S10+ fica demasiado amarela, porque no fundo, a luz das ruas é amarela. No entanto, o seu rival, consegue reter os detalhes da parede, com a tinta a escamar, enquanto a imagem capturada pelo S10+, fica demasiado suave e falsa.

Conclusão: Quem vence na fotografia?

É ademais fácil chegar à conclusão, que ambos tiram excelentes fotografias!

E que acima de tudo, a Samsung fez um excelente trabalho de casa, ao melhorar o seu sistema fotográfico. Depois de ter sofrido um pouco em 2018, contra o P20 Pro e Mate 20 Pro.

Dito isto, a melhor câmera, irá depender sempre da situação e do seu gosto pessoal. O Galaxy S10 parece conseguir reter mais alguns detalhes, enquanto o P30 Pro, troca estes detalhes, por um processamento de imagem, que irá tornar a imagem mais apelativa.

Portanto, na minha opinião, se gosta de ser você a mexer nas fotos, o Galaxy S10+ é a escolha óbvia… Mas se gosta de tirar uma foto, e ela ficar pronta a publicar nas redes sociais, o Huawei P30 Pro está a rir para si.

Além disso, algo que não falo neste comparativo, é o Zoom Ótico e híbrido que o Huawei P30 oferece! Entretanto, o Galaxy S10+ apenas oferece um Zoom ótico de 2x, em comparação ao zoom ótico de 5X e zoom híbrido de 10x do P30 Pro.

Samsung Galaxy S10+ vs Huawei P30 Pro – Conclusão

P30 Pro vs Galaxy S10, S10+ vs Huawei P30

Ambos são excelentes telemóveis, em que é acima de tudo fácil perceber, que ambas as fabricantes conseguirem resolver uma série de problemas que as assombraram no passado.

Assim, o Galaxy S10+, liberta-se do ‘fail’ do Galaxy S9! E por sua vez, o P30 Pro, pega no P20 Pro e Mate 20 Pro… E tenta melhorá-los em todos os aspetos!

Em suma, na minha opinião, o Galaxy S10+ acaba por ser o telemóvel mais completo.

Mas posso dizer com toda a certeza, que o P30 Pro da Huawei, é mais um passo da marca, rumo ao seu objetivo! Que é o domínio do mercado de smartphones.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Saiba mais sobre o Galaxy S10 aqui, e Huawei P30 Pro aqui.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!