Google Maps para Android recebe oficialmente “dark mode”

A Google finalmente decidiu oferecer ao Maps suporte oficial para o modo escuro no Android. Assim, 539 dias após o lançamento do Android 10 temos esta fantástica novidade. Portanto, de acordo com uma publicação no blog da Google. Iremos ter acesso ao modo escuro no Google Maps brevemente. Já que, está a ser lançado faseadamente a todos os utilizadores do Android. Pois, torna-se assim oficial este o recurso após muitos testes públicos.

Samsung vai “oferecer” 100 dias com o Z Fold2 e Z Flip 5G

Smartphones antigos da Huawei podem ganhar um novo Android!

Entretanto, a estratégia de distribuição desigual da Google torna difícil de determinar quando é que este tipo de recursos é oficialmente “lançado”. Além disso, alguns utilizadores já receberam o modo escuro há algum tempo, por meio de várias versões de teste. Ademais, a Google já anda em testes deste modo escuro para o Google Maps desde o final de 2019. E portanto, algumas versões experimentais já estão disponíveis para alguns utilizadores desde setembro de 2020. Assim, o Google Maps também tem mostrado um mapa de cor escura no modo de navegação há algum tempo. No entanto, isso não é a mesma coisa que um modo escuro nativo e abrangente para todos os elementos da interface da aplicação.

Google Maps Dark Mode

Google Maps
Google Maps Dark Mode

Dito tudo isto, se o Google Maps estiver a seguir as práticas recomendadas do Android, a IU deve mudar automaticamente para o tema escuro se estivermos com o modo escuro ativado. Além disso, a Google diz que também encontraremos uma nova seção de “tema” nas configurações do Google Maps, onde poderemos ativar o modo escuro manualmente.

Curiosamente, o modo escuro do Google Maps já está há algum tempo num estado de alternância do lado do servidor. Em outras palavras, o código já está nos nossos dispositivos, portanto, não há uma versão em que possamos apontar para ativar o modo escuro. Assim, só precisamos de esperar que a Google sinalize a nossa conta e ative o recurso.

Xiaomi Mi 11 Lite: imagens ao vivo já estão na Internet!

Em suma, com o Google Maps finalmente em dark mode, já temos todos as principais aplicações da Google com este recurso. Já que, a Play Store, Gmail, Google Assistente, Chrome, Agenda, Drive, Fotos e YouTube são compatíveis com o modo escuro. Pessoalmente, sou da opinião que o modo escuro é um must no Android, principalmente nos ecrãs OLED e por diversas razões. A tendência é que cada vez mais aplicações sigam esta moda do dark mode e que passem a oferecer este recurso aos utilizadores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também