Smartphones antigos da Huawei podem ganhar um novo Android!

Há uma excelente notícia para quem tem um smartphone Huawei, especialmente dos mais antigos. É que dispositivos como o Huawei P9 Lite, Huawei 10, Huawei P20 Lite, Huawei P Smart 2018, entre outros vão poder ganhar uma nova vida. É que foi descoberta uma forma de desbloquear o bootloader destes equipamentos. Assim será possível instalar novas versões do sistema operativo Android nos smartphones antigos da Huawei. Tudo porque há várias pessoas a desenvolverem roms para estes equipamentos. De facto isto é excelente. É que há dispositivos que se mantêm muito atuais e só pecam pela falta de updates.

Smartphones antigos da Huawei podem ganhar um novo Android!

Em 2018 a Huawei irritou muitos utilizadores quando revelou que iria deixar de haver formas de desbloquear o bootloader. Isto significou nada de roms para esses equipamentos. E isto é mau. É que as roms personalizadas normalmente até melhoram o funcionamento dos smartphones e adicionam mais funcionalidades que não estão presentes na versão oficial. Para além disso, quando a marca deixa de lançar atualizações para esses dispositivos é o fim. Ou seja, ninguém consegue fazer mais nada. Isto no caso do Huawei P20 Lite, por exemplo, deixou muitos utilizadores insatisfeitos. Continua a ser um excelente smartphone mas que já não tem atualizações.

smartphones huawei novo android

Ora um utilizador conseguiu contornar os métodos de segurança da Huawei. Chama-se  Andrey Smirnoff e decifrou o código para desbloquear o bootloader nos smartphones com chipset HiSilicon Kirin 960/659/655.

No entanto para que tudo seja possível e se possa utilizar a aplicação PotatoNV para fazer o desbloqueio há um requisito. É que será necessário abrir o smartphone e aceder aos pontos de teste da motherboard. Claro que aqui há instruções detalhadas sobre o que é necessário fazer, mas isto é algo complicado para muitas pessoas.

Entretanto como refere o site XDA a app necessária está disponível para download aqui.

Claro que isto ainda é algo inicial e com o tempo tudo será mais fácil. Seja como for uma coisa é certa. Isto acabou de abrir caminho para o lançamento de muitas ROMs para os equipamentos que referi acima, inclusivamente com versões recentes do Android, como o 10 ou 11.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Pixel 6 Pro vai ter o melhor ecrã OLED do mercado

A Xiaomi já lançou os seus novos 11T e 11T Pro a um preço incrível, a Apple já lançou a sua nova gama de...

God of War Ragnarok vai ser último jogo “desta saga”

Ao que tudo indica, God of War Ragnarok vai ser o último jogo da saga nórdica (calma! Não vai ser o último jogo God...

HBO cancela uma das séries mais conhecidas e fãs passam-se!

Tendo em conta que o mundo do Streaming não gira só em volta da Netflix a verdade é que existem outras plataformas que também...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!