Google: o que acontece com os dados dos utilizadores!

A Google tem estado no centro de muitas discussões devido à privacidade dos utilizadores. Muito acusam a big G de utilizar indevidamente os dados das pessoas. De facto, já todos ouvimos aquelas conversas do falei nisto com um amigo e apareceu-me uma publicidade sobre esse assunto. Mas será mesmo assim? Será que todas as aplicações Google nos seguem? Será que os nossos dados são vendidos a terceiros? A Google ouve tudo o que dizemos através do nosso smartphone? É a tudo isso que vamos responder, tendo também em consideração as respostas da Google sobre o que faz com os dados dos utilizadores.

Google: o que acontece com os dados dos utilizadores!

A primeira coisa de que se fala é que a Google utiliza informações pessoais dos utilizadores ou o conteúdo dos emails que recebemos para mostrar anúncios específicos. No entanto, isto está longe da verdade.

Google dados utilizadores

De facto, a própria Google afirma que nunca utiliza informações sensíveis ou o conteúdos dos emails ou documentos para mostrar publicidade dirigida. No entanto, isto não significa que outros serviços fora da Google não o façam.

Os dados que temos no Gmail, Google Drive e Google Fotos representam perigo?

De facto, nem os dados que estão armazenados no Gmail, Google Drive e Google Fotos têm qualquer papel na publicidade que vemos. A Google reforça que estas aplicações foram desenvolvidas para armazenarem conteúdos dos utilizadores. Assim estas informações nunca são utilizadas para mostrar anúncios.

No entanto, há informações que influenciam a publicidade que vemos…

Mais especificamente são as informações que temos na nossa conta Google e os sites que visitamos. Isto quer seja no computador ou no smartphone. Aliás a nossa atividade na Internet a navegar é o que mais informações dá. Ainda assim é possível desativarmos isto e na realidade é bem simples.

Assim basta ir a este endereço e desativar a personalização de anúncios.

Mas afinal o que a Google sabe sobre nós e o que faz com os dados dos utilizadores?

Esta é uma das questões mais colocadas no entanto até é bastante simples descobrirmos o que a Google sabe sobre nós. Basta estar ligado na sua conta Google e seguir a ligação que lhe damos. Quando o fizer ou vai achar piada ou vai ficar assustado. Depende do que costuma fazer online. Caso fique assustado não se preocupe porque lhe vamos dizer como pode eliminar toda essa informação.

Em primeiro lugar entre na sua conta Google. Isto caso ainda não esteja logado. Depois dê um clique aqui. Vai chegar à página de personalização de anúncios. Logo à partida vai ver que as primeiras informações dizem respeito à idade. Depois tudo o resto está relacionado com os gostos.

Google sabe sobre, Google dados utilizadores

A maioria das pessoas tem centenas de entradas. Rapidamente percebemos que nessa lista encontramos tudo o que normalmente gostamos e vamos procurando na Internet.

Entretanto se achar que algo não está correto pode mudar. Basta carregar por cima do campo que pretende alterar e obtém uma janela como a que pode ver abaixo.

Depois é so carregar em atualizar e alterar a informação.

É possível fazer com que estas informações não sejam registadas?

Sim. Uma opção é utilizar o botão que vemos no topo da página para desativar a personalização de anúncios. Apesar disto fazer com que a Google deixe de recolher informações ao nível da disponibilização de publicidade não vai fazer milagres.

Outra opção é gerir a forma como os seus dados são tratados na conta Google. A propósito disto a Google até dá uma ajuda para se certificar que não tem problemas. Assim caso se dirija a este link verá que no canto inferior direito tem algo que diz sugestões de privacidade disponíveis. Isto caso nunca tenho corrido este assistente.

Aí clique em rever sugestões. Depois é só ir seguindo o assistente e selecionar o que estiver correto.

Google dados utilizadores

A primeira é muito importante. Isto porque pode eliminar automaticamente tudo o que a Google recolhe sobre si no período que quiser.

E o assistente da Google está sempre à escuta do que dizemos?

A Google afirma que não. Segundo esta empresa o assistente virtual está sempre no modo stand by. No entanto houve umas questões em que se dizia que algumas coisas eram recolhidas de forma a analisar-se a linguagem. Seja como for a posição oficial da Google está dada. No entanto o que fica registado são as atividades em que contamos com o assistente da Google. Ou seja, o que pesquisamos ou o que lhe pedimos. No entanto é possível dar amnésia a este sistema.

Quer seja para ignorar algo que entendeu como um comando de voz, quer para esquecer toda a atividade de um determinado dia.

ao Assistente da Google, Google dados utilizadores

De facto, tudo funciona de uma forma muito simples, como acontece aliás com todo o ecossistema do assistente da Google.

Se por algum motivo o Google Assistant levou em consideração um comando que não era para ele, basta dizemos isto não era para ti. Assim, a última coisa que disse será excluída.

Entretanto há outros comandos importantes. Pode dizer ao assistente para apagar a última conversa e até para apagar as atividades de hoje.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!