Gmail tem uma novidade que vai acabar com as fraudes!

Por vezes problemas complicados requerem… soluções simples. Na maioria dos casos não é fácil lidar com problemas de esquemas na Internet e tentativas de engano ou extorsão. No entanto, isto não quer dizer que seja impossível criar algo que os possa combater. Ora no ano passado a Google anunciou o suporte para o BIMI. Um standard que verifica as organizações e carrega metadados adicionais para melhorar a segurança. Agora chegou a hora de vermos a aplicação prática de tudo isto. De facto, é por este motivo que o Gmail recebeu uma novidade que vai ajudar a acabar com as fraudes!

Um sistema que pode ajudar a acabar com as fraudes é sempre bem-vindo, seja no Gmail ou noutra app qualquer!

Mas afinal como é que o Gmail vai fazer isto? Com um sistema super-avançado que segue os emails? Com um mecanismo baseado em inteligência artificial? Não! Com logotipos!

Gmail fraudes

O BIMI significa Brand Indicators for Message Identification, ou em Português, indicadores de marca para identificação de mensagens e resulta da cooperação entre várias empresas onde se incluem a Google a o Mailchimp. O objetivo é identificar-se quem envia as mensagens e garantir segurança.

Parece uma forma simples de resolver o problema, mas é bastante eficaz! 

Todos os emails que forem enviados a partir de entidades confiáveis têm o logotipo da empresa na imagem do avatar. Historicamente aparecia apenas a primeira letra do nome de quem está a enviar. E isto não dá para forjar.

Gmail fraudes

Claro que isto obriga a uma implementação do lado da empresa para que o sistema permita este envio seguro. Seja como for vale a pena para mostrar a quem recebe o email que pode abrir sem problemas.

A Google diz que esta novidade já está ser disponibilizada para todos os utilizadores. No entanto, tudo isto é distribuído de forma faseada. Assim pode ainda não encontrar esta novidade. Seja como for é uma boa notícia a chegada desta função de segurança.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Far Cry 6: Ray-Tracing no PC mas fora da PS5 e Xbox Series X!?

As consolas de nova geração, nomeadamente a PlayStation 5 da Sony e a Xbox Series X da Microsoft, chegaram ao mercado com a grande...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!