Assistente da Google prepara-se para ficar muito mais inteligente!

O Assistente da Google é sem dúvida muito útil. Isto porque nos ajuda a executar diversas tarefas com apenas comandos de voz. Assim, quando queremos usá-lo temos apenas de dizer Hey Google e a seguir o comando. Caso contrário só ativando manualmente no smartphone. Apesar de Hey Google ser algo rápido de dizer, por vezes pode ser mais, quando só queremos executar tarefas simples. Para acabar com isto, a Google vai adicionar atalhos de voz ao assistente para ficar mais inteligente. É algo que neste momento é conhecido internamente como Guacamole.

Assistente da Google prepara-se para ficar muito mais inteligente!

Os atalhos de voz são os comandos curtos que fazem com que não tenha de dizer Ok Google para tarefas simples como parar um alarme ou responder a uma chamada. Neste momento, esta função ainda não está disponível. Ainda assim, o site XDA conseguiu que ela passasse a aparecer. Tal como o site Android Police e 9to5Google fizeram. No entanto, neste momento, parece que ainda não funciona.

Assistente Google inteligente

Quando se ativa a aplicação diz-lhe que é necessário aceitar os termos e condições. Isto antes da ativação propriamente dita. No entanto, o link para eles não funciona.

Assistente Google inteligente

Seja como for, é provável que a Google esteja a planear introduzir esta novidade no Assistente durante a conferência para programadores Google I/O 2021 que vai decorrer este ano. Como tantas outras e devido à pandemia de COVID-19 vai decorrer de forma virtual.

Entretanto esta não é a única novidade a chegar ao assistente da Google. Duas delas dizem respeito à memória e aos alertas para ganhos. Neste momento não se sabe ao certo o que a nova função vai fazer. No entanto, no último update foram encontradas muitas linhas pelo XDA que dão várias pistas.

Assistente Google vai ganhar memória e alertas para chamadas!

Uma das linhas descreve o Assistente de memória como uma forma simples de guardar e encontrar as suas coisas. Assim vai poder dizer ao Assistente Google para guardar alguma coisas importantes e para nos lembrar delas quando for necessário. Lá está, as memórias. No entanto, esta função vai muito mais além de um simples reminder.

Assistente Google inteligente

Os utilizadores não só vão poder guardar notas, como também fotos, screenshots, links e muito mais. Depois, tudo isto estará organizado sobre diferentes labels. Todas as coisas guardadas ficam numa lista de memória que mostra tudo num único lugar.

Entretanto quando guardar um reminder, vai poder juntar um anexo ou uma foto para dar uma ajuda extra.

Depois e quando já não precisar dessa memória pode enviá-la para o lixo. No entanto, ela pode ser restaurada mais tarde. Para além disso, quando guardar algo como uma foto de um novo sítio que visitou, pode guardar também a localização. Assim vai conseguir guardar esse ponto no Google Maps. Mas ainda há mais. Os utilizadores vão poder colocar um atalho para essa memória na janela principal.

Assistente Google inteligente

Neste momento a função de memória do assistente Google está em fase de testes internos e ainda vai levar algum tempo até que chegue à fase final.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também