Operador apanhado a injectar publicidade nas SMS da Google

Hoje em dia podemos dizer que as SMS começam a ficar desatualizadas. De facto e com a existência de tantas plataformas de comunicação, há formas bem mais interessantes de se enviar mensagens. Ainda assim, as SMS são uma das mais importantes formas de comunicação para o envio de códigos de autenticação de dois fatores. Aqueles que recebemos quando queremos fazer uma operação bancária ou até entrar em algum serviço da Google. No entanto há um novo perigo à espreita. Isto porque aparentemente um operador conseguiu injectar publicidade nas mensagens SMS da Google e isto é uma grande bronca!

Operador apanhado a injectar publicidade nas SMS da Google

Esta façanha foi descoberta pelo programador Chris Lacy que rapidamente revelou esta informação no Twitter. Assim mostrou um código de verificação da Google que começa com G. Até aqui tudo bem. O pior é que a isto juntaram uma publicidade que identificaram com SMS AD. Neste caso a fazer publicidade a uma VPN da Avira. Como se pode ver na imagem abaixo inclui uma mensagem e um link.

Inicialmente muitos pensaram que fosse apenas uma tentativa de phishing. É que há esquemas muito parecidos a circularem pela Internet. Até a app Google Messages identificou isto como um esquema. No entanto, quando muitos utilizadores olharam para isto com mais atenção perceberam que isto foi algo adicionado a uma mensagem fidedigna da Google.

Ora é muito pouco provável que as equipas da Google permitissem isto. Sobretudo numa mensagem que é tão crucial para os logins nos serviços da gigante dos motores de busca.

RCS, SMS

Considerando a relação da publicidade com o tipo de mensagem parece que está a ocorrer algum tipo de pub dirigida como refere o site 9to5Google.

Entretanto e apesar de muitos tentarem não conseguiram replicar esta mensagem. O que é certo é que a Google já está a investigar isto que aparentemente partiu de um operador Australiano. O que é certo é que quando tudo isto terminar alguém vai ficar em maus lençóis.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.