Nova memória pode significar queda de preços nos smartphones!

A SK Hynix começou agora a utilizar EUV (Extreme Ultraviolet Lithography) para a produção em massa de chips de memória LPDDR4 de 10nm, isto depois de um teste bem sucedido com DRAM 1ynm.

Isto significa que os futuros aparelhos mobile, como os smartphones, tablets, smartwatches e ultrabooks, vão poder integrar chips de memória mais rápidos, e mais eficientes. Isto, ao mesmo tempo que as fabricantes também poupam algum dinheiro, visto que estes chips são significativamente mais baratos!

Nova memória pode significar queda de preços nos smartphones!

nova memória

Portanto, se há fabricante no mundo da memória que anda a apostar forte e feio na produção de novas tecnologias é mesmo a SK Hynix. Afinal, esta foi a primeira fabricante a lançar chips de memória DRAM para o mercado empresarial no ano passado, e é também uma fabricante que está constantemente a investir em novas formas de melhorar a performance e preços dos seus produtos.

Algo muito positivo nesta altura pandémica e de crise de produção. Afinal, numa altura em que tanto se fala de aumentos de preços nos mais variados produtos, eis que a SK Hynix chega com uma solução bastante interessante para as empresas.

Mas vamos ao que interessa! A SK Hynix anunciou ontem que já começou a produção em massa de chips DDR4 e LPDDR4 de 8Gb baseados no processo 1anm, ou seja, uma nova geração do processo de produção de 10nm.

Entretanto, os primeiros produtos baseados na tecnologia deverão chegar ao mercado ainda durante este ano de 2021.

Melhoria nos preços? Como assim?

Muito resumidamente, o novo processo de produção aumenta em 25%, o número de chips extraídos em cada waffer (em cada ‘bolacha’). Isto significa que o preço das encomendas irá baixar, e assim, o preço de produção dos aparelhos também. (Se a diferença de preço passa para o consumidor é impossível de dizer.)

Além de tudo isto, é preciso ainda salientar que a performance destes chips se situa nos 4266 Mbps, a velocidade mais alta registada até agora, sendo também o máximo da especificação oficial. Temos ainda de dizer que o consumo de energia também baixou em 20%.

Então e a memória DDR5? 

A SK Hynix afirma que vai começar a usar este processo para dar vida a chips de memória RAM DDR5 em 2022. Ou seja, primeiro vai apostar nos produtos mais massificados, e mais tarde, vai apostar nos produtos mais premium.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!