Atenção a este Alerta se utiliza o Facebook Messenger no Android!

Se utiliza o Facebook Messenger no Android ou no iPhone tem de ter muito cuidado! Quer dizer, ter cuidado é um termo fraco. O melhor mesmo será trocá-lo já por outra aplicação. Isto porque aquilo que fala com as outras pessoas pode ser interceptado e sem querer acaba por ficar em trabalhos. Este alerta acerca do Facebook Messenger surge de vários investigadores de segurança que apontam o dedo a esta aplicação por não ter encriptação ponto-a-ponto.

Atenção a este Alerta se utiliza o Facebook Messenger no Android!

A maioria das aplicações de mensagens como o WhatsApp, o Telegram ou o Signal têm encriptação ponto a ponto para assegurar que apenas os envolvidos na conversa têm acesso a ela. No entanto, no Facebook isto não está presente. Há de ter mas não já. Fontes ligadas ao Facebook referem que esta função só vai chegar em 2022.

O especialista em segurança da Forbes, Zak Doffman, referiu que as pessoas têm de migrar já as conversas pessoais para outra plataforma e deixarem o Messenger para assuntos triviais.

É que nunca pense em partilhar passwords nem dados pessoais pela app do Facebook!

Entretanto o Facebook já respondeu ao artigo da Forbes.

Numa declaração curta, disseram que estão a trabalhar em novas formas de segurança para garantirem que não ocorrem problemas aos utilizadores do Facebook Messenger. Também estão a identificar contas abusivas e a implementar sistemas que restrinjam a comunicação entre adultos e menores.

Já é possível ver o ícone do Messenger no Instagram

No entanto, apesar da não existência de encriptação ser algo negativo, há algo positivo que si disto. É que o sistema consegue analisar as conversas para verificar se alguma criança está a ser atacada por predadores.

Neste artigo centrámo-nos maioritariamente no Android, mas isto é válido também para o iOS. Afinal de contas esta questão de segurança estão relacionada com a plataforma e não com o sistema operativo. Para além disso abrange o Facebook Messenger e também as mensagens diretas do Instagram.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: como deixar os jogos mais rápidos agora mesmo!

O Windows 11 está mesmo quase a chegar. De facto, é já no dia 5 de Outubro que vamos poder deitar a mão ao...

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!