Gmail: verifique tudo o que tem na sua conta para não ter de pagar!

Quando se falou acerca dos novos limites da Google que vão entrar em vigor já em Junho, ficou tudo em pânico com o Google Fotos. De facto, quem ultrapassar os tais 15GB terá de pagar. No entanto, pouco se falou que isso é transversal ao Gmail. De facto, como se pode ler na página de suporte da Google, para estes tais 15GB conta tudo o que são serviços Google. Não só tudo aquilo que tem armazenado no Google Fotos, mas muito mais do que isso. Ficheiros criados ou editados em apps colaborativas de criação de conteúdo, como o Google Docs, Sheets, Slides, Desenhos, Forms e Jamboard passam a contar também. Ora se juntarmos tudo isto, se calhar 15GB já parecem muito pouco não? Uma forma de se certificar que não vai ultrapassar o espaço é começar já com uma bela limpeza à sua caixa do Gmail para não ter de pagar.

Gmail: verifique tudo o que tem na sua conta para não ter de pagar!

GMAIL

Ao longo dos anos fomos acumulando milhares de coisas na nossa caixa de correio, pelo menos se têm uma conta Gmail há muito tempo. Aqueles anexos dos nossos amigos com vídeos engraçados ou apresentações powerpoint de paisagens bonitas podem fazer-nos ultrapassar a quota permitida.

E se eu ultrapassar a quota?

A Google explica que “se tiver ultrapassado a quota, significa que está a utilizar mais espaço de armazenamento do que tem disponível. Se ultrapassar a quota durante 2 anos ou mais e não libertar espaço ou comprar mais espaço para cumprir a mesma, todos os seus conteúdos poderão ser removidos do Gmail, Drive e Google Fotos.” Para que isto não aconteça pode fazer upgrade ao seu plano. Por exemplo, eu em vez de 15GB tenho 100GB e não pago nenhum balúrdio. Na prática são 1,99 Euros por mês.

Há alguma forma de eu poder limpar a minha conta mais rapidamente sem ter de andar a verificar os emails um a um?

Felizmente sim. Ora o que estamos mais interessados em limpar são aqueles emails com anexos enormes.

Assim imaginemos que está interessado em apagar todos os emails que têm anexos superiores a 2MB. Na caixa de pesquisa basta escrever larger:2MB.

Assim vão aparecer todos os emails nessas condições. Depois é so marcar com um visto e eliminar. Mas há mais comandos que podem ser utilizados embora para este caso não nos interesse tanto. Se quizesse encontrar apenas emails que têm anexos mais pequenos que 2 MB então em vez do comando larger, tem de escrever smaller. Assim, smaller:2MB.

Para além disso até podemos fazer uma combinação entre os dois comandos para encontrarmos intervalos de mensagens mais específicos.

Se der uma boa limpeza à sua caixa de Gmail tenho a certeza que vai poupar muito espaço e é uma garantia que não vai ultrapassar nada. Ou pelo menos será mais difícil que isso aconteça. Assim não vai ter de pagar nada por causa do Gmail e de outras apps.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!