(Análise) Oppo Find X3 Pro: É assim que a marca vai ganhar fãs!

Find X3 Pro: A Oppo é uma fabricante de smartphones Chinesa, que apesar de já andar no jogo há muitos e bons anos, tem passado despercebido em solo europeu… Até agora! É que este novo Find X3 Pro é inegavelmente um smartphone que tem tudo para servir de bandeira para a marca no velho continente, tal é a qualidade no design, construção, e claro, desempenho puro e duro que esta máquina apresenta.

Aliás, este é o primeiro topo de gama ‘a sério’ que analiso da marca, e já estou completamente rendido. Especialmente na componente fotográfica, que está muito acima daquilo que estava à espera inicialmente.



(Análise) Oppo Find X3 Pro: É assim que a marca vai ganhar fãs!

Portanto, o Oppo Find X3 Pro é um rival natural ao Galaxy S21 Ultra e iPhone 12 Pro Max, sendo obviamente uma grande aposta da marca para tentar roubar a quota de mercado que a Huawei detinha na Europa! Como? Ao juntar o tamanho, a qualidade de construção, e ainda uma performance de meter inveja a muitos topos de gama, tudo num único aparelho. Uma estratégia que mais parece um all-in da marca, especialmente a este preço de 1199€, que fica um pouco abaixo dos 1279€ do topo de gama da Samsung, o S21 Ultra.

Mas vamos por partes, para perceber afinal o que vale o Oppo Find X3 Pro.

Especificações Técnicas:

Design

Ao nível do design, temos uma autêntica sandes de vidro com metal no meio, que junta ainda o famoso ‘edge’ popularizado pela Samsung no ecrã e traseira, bem como cantos arredondados para uma utilização diária mais facilitada.

É um telemóvel bonito, especialmente nesta cor cinzenta espelhada, que irá certamente saltar à vista até dos consumidores menos atentos. Mas lá está, temos de falar um pouco do elefante no meio da sala… O módulo de câmeras! É completamente inegável que este módulo faz lembrar aquilo que a Apple apresentou no iPhone 11 Pro no ano passado, e iPhone 12 Pro no fim de 2020… Mas meus amigos, quando começam a ver a qualidade fotográfica deste menino, começam logo a desculpar quaisquer semelhanças entre os smartphones.

Para finalizar o design, temos os tradicionais botões de volume no lado esquerdo e botão de desbloqueio no lado direito. A impressão digital está debaixo do ecrã, e o audio jack está… Esquecido, porque não existe no Find X3 Pro.

Ecrã

Entretanto, na frente temos um ecrã AMOLED produzido pela Samsung com margens extremamente reduzidas de 6.7”, e um orifício no canto superior esquerdo para a câmera frontal. Eu nem sei como dizer isto… O ecrã tem uma qualidade simplesmente brutal, até porque na minha opinião, é bem capaz de ser melhor do que aquilo que o recente S21 Ultra oferece.

Aliás, segundo alguns leaks antes do lançamento, este Oppo Find X3 Pro conta com um painel AMOLED E4 da Samsung QHD+ AMOLED 10-bit color, ou seja, a última geração de ecrãs OLED LTPO, sendo assim uma tecnologia superior ao que a própria gigante Sul-Coreana implementou no recente Galaxy S21 Ultra.

Entretanto, durante os testes, eu próprio comparei lado a lado os dois aparelhos, e fiquei realmente com a sensação que a Oppo leva a vantagem na qualidade de imagem, o que é simplesmente incrível. Não é uma diferença significativa, mas ela está lá.

Dito tudo isto, sendo um ecrã Soft/LTPO, é capaz de adaptar a sua frequência de atualização de frames dependendo daquilo que se está a passar, até um máximo de 120Hz  (Entre 5 e 120Hz). É uma tecnologia que está a fazer sucesso no mercado, sendo uma excelente maneira de manter uma experiência de utilização fluída, ao mesmo tempo que se poupa a bateria de 4500mAh.

Performance

Pois bem, como deve imaginar, estamos a falar de um flagship Android equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 888, e que bem aproveitado que este processador está a ser no Oppo Find X3 Pro.

Todas as tarefas que lhe atiro para cima são completamente dizimadas, não sendo notório um qualquer tipo de aquecimento no corpo do aparelho. O multitasking é uma maravilha, e a gestão de RAM (12GB LPDDR5) também está muito bem conseguida. Temos também de salientar o uso de memória UFS 3.1, a mais rápida do mercado mobile até ao momento.

Entretanto, relativamente ao Sistema Operativo, temos aqui uma ROM Color OS 11.2 baseada no Android 11. Curiosamente, no passado, nunca fui muito fã das ROMs da Oppo, mas lá está, temos de dar valor ao que merece, e aqui a marca foi capaz de melhorar em todas as gerações, apresentando agora uma interface descomplicada, rápida, e por isso, muito amiga do utilizador.

Em suma, se quer um smartphone capaz de tudo, sem apresentar ‘soluços’, o Oppo Find X3 Pro é uma excelente solução. Ah… Além disto, temos ainda de salientar que com o SD 888, temos também de dar as boas vindas ao 5G, mas claro está, isso é ainda uma miragem em Portugal, e como tal, foi impossível testar.

Câmeras

Como disse em cima, na componente fotográfica, o Oppo Find X3 Pro impressionou-me a sério, especialmente nas fotos noturnas, com o seu módulo fotográfico 50 MP + 50 MP + 13 MP + 3 MP. Mas lá está… Uma imagem vale mais que 1000 palavras não é verdade? Então dê uma vista de olhos às minhas capturas durante o período de teste.

Modo Noite – A outra margem mal se via no ambiente real
Modo Noite – Mal se via a casa por detrás da vegetação

Um telemóvel que serve de microscópio?

O Oppo Find X3 Pro impressiona no modo Macro, mas vai a um nível muito superior quando escolhemos a opção Microscópio! Ora veja o que eu quero dizer, é que até conseguimos ver as fibras individuais da pulseira:

Muito resumidamente, a Oppo consegue oferecer uma performance fotográfica de meter inveja às gigantes do mercado, o que muito provavelmente vai chamar a atenção dos consumidores fãs da Huawei. Afinal de contas, foi aqui que a gigante Chinesa responsável pelas gamas ‘P’ e ‘Mate’ foi buscar grande parte do seu sucesso.

Já na parte das selfies, este deve ser um dos únicos smartphones do mundo que é capaz de me meter ‘bonito’ nas fotos, graças a um modo de beleza pouco exagerado, e personalizado pelo utilizador.

Bateria/Autonomia

Com 4500 mAh, o Oppo Find X3 Pro não é de maneira nenhuma um supra sumo da bateria. No entanto, graças à eficiência do ecrã AMOLED e do SoC Qualcomm Snapdragon 888 de 5nm, é muito fácil chegar ao dia inteiro de utilização intensa. Especialmente se tiver alguns carregadores rápidos com ou sem fios espalhados pela casa ou escritório. Visto que temos aqui suporte a carregamento rápido com fio de 65W e sem fio de 30W.

Conclusão

É muito difícil não recomendar este aparelho, visto que até a mim me conseguiu conquistar. Um simples consumidor que tem testado a grande maioria dos topo de gama que têm chegado ao mercado de smartphones.

Afinal, tem aqui um pouco de tudo, velocidade, design, foto, vídeo, etc… É um smartphone que é uma autêntica bomba, só falta mesmo tirar cafés. Aliás, até posso dizer que como analiso muitos smartphones todos os anos… Poucos são aqueles que acabam por deixar saudades, mas este é inegavelmente um deles.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

God of War Ragnarok vai ser último jogo “desta saga”

Ao que tudo indica, God of War Ragnarok vai ser o último jogo da saga nórdica (calma! Não vai ser o último jogo God...

HBO cancela uma das séries mais conhecidas e fãs passam-se!

Tendo em conta que o mundo do Streaming não gira só em volta da Netflix a verdade é que existem outras plataformas que também...

(Análise) Corsair Sabre Pro Wireless: Sem fios e sem stress!

A Corsair é inegavelmente uma das fabricantes de hardware e periféricos mais interessantes no mundo do PC Gaming. Afinal de contas, quase nunca desilude,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!