Windows 10: já pode aumentar a velocidade de Internet!

As velocidades da Internet estão constantemente a aumentar com o passar dos anos. Afinal de contas, ainda me lembro dos tempos em que era um autêntico puto, sempre com atenção aos tráfegos nacionais e internacionais, com a minha super rápida Internet de 256Kbps.

Aliás, também me lembro muito bem da velhinha Internet de 56Kbps, em que era necessário ligar o cabo à linha telefónica, inutilizando todos os telefones da casa. (Isto já para não falar que era caríssimo!)

Pois bem, hoje em dia, ter fibra é algo super comum na grande maioria das casas Portuguesas, com velocidades de 100, 200 ou 500 Mbps, no entanto, os utilizadores querem sempre mais, querem sempre tirar todo o sumo possível e imaginário às suas ligações… pois bem, é para isso que cá estamos!



Windows 10: já pode aumentar a velocidade de Internet!

Portanto, é possível aumentar a velocidade da Internet no Windows 10 ao mudar o valor do IRPStackSize, que por defeito, vem com um número seguro mas lento. Afinal de contas, não interessa se quer trabalhar, ver vídeos no YouTube, ou jogar com a melhor ligação possível, a ligação à Internet é essencial! Por isso, se for possível tirar uns quantos pontos percentuais de performance extra, vale sempre a pena tentar.

Até porque, em boa verdade, ter uma ligação à Internet super rápida, não significa que a sua rede ‘caseira’ seja capaz de aproveitar todas as vantagens inerentes.

Dito tudo isto, as configurações ‘normais’ do Windows 10 vêm sempre preparadas para dar primazia à estabilidade de rede, sendo possível retirar mais algum sumo, com mudanças muito fáceis de implementar. Por isso, hoje vamos aprender a editar os Registos do Windows 10, para mudar o campo “IRPStackSize” que mencionei em cima.


Nota do Redator: Tenha em conta que mexer no Registo do Windows é algo que tem de ser feito com algum cuidado. Se por acaso cometer algum erro crítico, poderá por em causa o funcionamento de todo o sistema. Faça backup antes de começar a aventura!


Como mudar o valor do IRPStackSize?

Windows 10 velocidade internet

Windows 10 velocidade internet

Windows 10 velocidade internet

Antes de mais nada, é preciso saber o que é o IRPStackSize! É um “I/O Request Packet Stack Size” que refere quantos buffers de 36-bytes o computador é capaz de utilizar ao mesmo tempo. Ou seja, quanto maior o valor, maior a quantidade de dados que pode ser manuseada.

Dito isto, o número ‘standard’ é 15, o que é adequado para a grande maioria das redes de 10 Mbps. Entretanto, o número máximo é de 50, com a Microsoft a avisar que números entre 33 e 38 poderão causar algumas instabilidade do sistema. Por isso, vamos tentar mudar para 32.

Como? É simples

Carregue no botão do Windows e escreva ‘regedit‘, posteriormente escolha regedit.exe na lista de resultados. Depois de entrar no explorador de registos, navegue até encontrar a chave como na imagem em cima. (“Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters”)

Curiosamente, na grande maioria dos utilizadores, não irá existir uma entrada IRPStackSize, vai ter de a criar. Por isso, clique com o botão direito do rato em cima da pasta Parameters, e selecione New / DWORD (32-bit). Dê o nome de IRPStackSize. (Tem de ser exatamente este o nome, incluindo as maísculas)

No fim de criado o parâmetro, clique duas vezes e mude o valor para 32. Reinicie o PC.

Notou alguma melhoria? Partilhe connosco os resultados nos comentários em baixo.

Entretanto veja aqui a grande má notícia que chega com a nova versão do Windows.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também