Alerta Windows 10: update de março está a dar cabo dos PCs!

O Windows 10 KB5000802 que é como quem diz o update de Março está a criar muito problemas aos utilizadores. Isto nas últimas horas. De facto, vários estão a ter erros de ecrã azul quanto tentam usar a impressora e também noutras ocasiões. O pior de tudo, como refere o site Windows Latest, é que este update (que até é de segurança) é instalado de forma automática. Assim várias pessoas nem se aperceberam que a atualização tinha sido instalada. Ou seja, do nada começaram com erros sem motivo aparente. O pior de tudo é que isso as impediu de trabalhar e fazer outras coisas.

Windows 10: update de março está a dar cabo de alguns PCs!

As impressoras parecem ser o problema mais comum. Pelo menos de acordo com vários fóruns online. O Windows 10 deixa completamente de funcionar e devolve um erro de ecrã azul com o código de erro “APC_INDEX_MISMATCH for win32kfull.sys”.

Windows 10 update março

Neste momento não se sabe quantas máquinas estão afetas por este problema, mas já vimos inúmeros relatos aqui e ali.

Os computadores estão a encravar no Office e noutras apps. No entanto quem não tem qualquer impressora configurada parece estar a salvo. Pelo menos para já!

A atualização que está a causar isto é a KB5000802. No entanto, para quem ainda está no Windows 10 versão 1909, a situação está também a verificar-se devido ao update Windows 10 KB5000808.

No Reddit, também há vários relatos disto e nada parece funcionar. Aliás há uma forma. É remover o update.

A Microsoft já está a par disto?

Alguns utilizadores reportam que a Microsoft parou a distribuição deste update, embora outras pessoas refiram que ele continua disponível na página do Windows Update.

Para já, só existe uma solução. Se estiver a ter problemas com o seu computador depois da instalação o que terá de fazer é removê-lo.

Basta aceder às definições e depois a Atualizações e Segurança.

Na janela que aparecer clique em Atualizações do Windows no lado esquerdo e posteriormente em ver histórico de atualizações. Depois clique em remover updates e selecione o update KB5000802 ou KB5000808 para o remover. Tudo deverá estar resolvido.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também