Windows 10: há grandes novidades e já as pode receber!

A Microsoft revelou que há muitas novidades a caminho do Windows 10 e até já as pode receber. E atenção porque neste caso nem me estou a referir ao “novo Windows”. Estou a falar em concreto da funcionalidade de HDR automático, do novo explorador de ficheiros e da personalização de ambientes virtuais. Um aspeto muito interessante é que esta função de HDR automático está disponível a partir de hoje na versão preview e vai suportar mais de 1000 jogos compatíveis com o DirectX 11 e DirectX 12.

Windows 10: há grandes novidades e já as pode receber!

Na prática a nova função Auto HDR vai funcionar de forma semelhante ao que podemos encontrar nas consolas Xbox Series X e Series S. Assim podemos preparar-nos para um alto alcance dinâmico desde que tenhamos um monitor compatível com HDR. Entretanto saiba que será possível ativar ou desativar esta função. Esta novidade que já está disponível na versão preview vai contar com o feedback de quem a está a testar para ficar ainda melhor.

Windows 10 novidades receber

Para além disso há mais uma novidade. No entanto não está relacionada com jogos mas sim com o Explorador de Ficheiros. Dito isto, teremos um novo layout muito mais simples. Tudo graças a uma opção chamada “Utilizar o modo compacto”. Está disponível na secção de visualização.

Windows 10 novidades receber

Para além do que referi a Microsoft vai dar maior controlo aos utilizadores no que diz respeito aos ambientes virtuais, sendo possível personalizar os wallpapers, entre outras opções. Era algo que já era pedido há algum tempo.

Windows 10 novidades receber

O resto são mudanças mais pequenas. Assim temos um ícone do Notepad atualizado e otimizações nas aplicações.

Como obter agora mesmo esta versão e receber estas novidades do Windows 10?

O primeiro método é aderir ao programa Windows Insider no equipamento que já tem o Windows 10. O segundo é instalar o sistema operativo através de uma imagem ISO.

Aderir ao Windows Insider num sistema que já tem o Windows 10

No menu de pesquisa comece a escrever Windows Insider como revela a imagem abaixo. Depois em Definições do Programa Windows Insider clique em Abril.

Windows 10 novidades receber

A seguir na janela que surgir carregue em introdução

Windows 10 novidades receber

Depois carregue na opção ligar a uma conta. A seguir deverá escolher qual a conta que pretende associar.

Windows 10 novidades receber

Deve ser a conta que utilizou para aderir ao programa Windows Insider. Pode ver mais abaixo como o pode fazer. Quando lhe for pedido para escolher um canal escolha a versão Dev.

Windows 10 novidades receber

Instalar o Windows 10 21H1 através de uma imagem ISO

Registe-se no programa Windows Insider aqui.

Windows 10 novidades receber

Dirija-se à página de downloads no site da Microsoft.

Windows 10 novidades receber

Clique em Select Edition

Escolha “Windows 10 Insider Preview (Beta Channel)”.

Entretanto selecione o idioma e logo a seguir 64-bit download. Se fez tudo corretamente o download vai começar. Os links expiram dentro de 24 horas.

Assim usando um destes dois métodos consegue ter acesso agora mesmo à nova versão do Windows 10, dois meses antes.

Atenção que se tratam de versões preview e como tal podem ainda estar sujeitas a alguns bugs!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também