Android: atenção há versões que estão a partilhar os seus dados!

Todos sabemos que as nossas informações nunca estão mesmo seguras. De facto e sem darmos conta muitos aspetos da nossa vida pessoal estão a ser partilhados com outros. Sobretudo quando nem sequer fazemos ideia que isto está a acontecer. Uma informação dos investigadores do Dublin’s Trinity College revelou que é isto que está a acontecer. Eles examinaram versões do sistema operativo Android desenvolvidas pela Samsung, Huawei e Xiaomi e descobriram que quando o software está minimamente configurado partilha dados que incluem quantidades de informações substanciais. Sobretudo quando há apps pré-instaladas como o Facebook, Google, Linkedin e outras da Microsoft.

Android: atenção há versões que estão a partilhar os seus dados!

As apps pré-instaladas são aquelas que estão disponíveis no smartphone e que não podem ser apagadas. Mas há pior. Mesmo que nunca tenhamos aberto essas apps elas estão a enviar dados para os fabricantes ou para terceiros. O pior de tudo é que não há forma de escapar disto!

Os investigadores interceptaram e analisaram os dados enviados pelo sistema operativo Android, incluindo as apps pré-instaladas que mencionámos acima. Entretanto compilaram uma tabela que revela isto tudo.

Android partilhar dados

Todas as empresas em que as variantes Android foram testadas partilham informações que podem ajudar a identificar um equipamento.

Para além disso algumas apps de sistema podem recolher determinadas informações relacionadas com a utilização de outras aplicações. Por exemplo, o nome, durante quanto tempo e o que as pessoas estão a ver.

A Google apertou as regras para proteger a privacidade dos utilizadores mas há uma questão

É verdade que a Google implementou novas restrições ao nível dos dados recolhidos pelas apps. No entanto só diz respeito às que estão presentes na Play Store. Ou seja, aquelas que estão pré-instaladas nos sistemas não estão incluídas nestas novas regras da Google.

Abaixo temos um gráfico que mostra os dados transmitidos por cada fabricante e para onde eles vão.

Android partilhar dados

Entretanto algumas variantes de sistemas operativos, nomeadamente Samsung e Xiaomi, e outras apps da Google Microsoft registam a interação dos utilizadores. Estes dados ajudam os programadores a resolverem problemas com as apps.

A Google quando questionada acerca desta questão da transmissão de dados pelo site BleepingComputer disse que é a forma como os smartphones modernos funcionam.

Fonte | Via

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Xiaomi Mi 12 e Xiaomi 12X estão a chegar: eis as especificações!

A Xiaomi tem novidades para apresentar no dia 12 de Dezembro. Entretanto os lançamentos, propriamente ditos, podem ocorrer a 16 ou 28 de Dezembro....

Esforço da Intel para Janeiro já sorriu para as câmeras! Mas cuidado

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, a atual gama de processadores Intel Core 12000 disponível no mercado, não equivale ainda ao poderio total...

Dimensity 7000: o primeiro chipset de 5nm da MediaTek

A marca de chips MediaTek é bastante conhecida, sobretudo nos equipamentos de gama-média e entrada de gama. Entretanto e apesar de estar cada vez...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!