Android: atenção há versões que estão a partilhar os seus dados!

Todos sabemos que as nossas informações nunca estão mesmo seguras. De facto e sem darmos conta muitos aspetos da nossa vida pessoal estão a ser partilhados com outros. Sobretudo quando nem sequer fazemos ideia que isto está a acontecer. Uma informação dos investigadores do Dublin’s Trinity College revelou que é isto que está a acontecer. Eles examinaram versões do sistema operativo Android desenvolvidas pela Samsung, Huawei e Xiaomi e descobriram que quando o software está minimamente configurado partilha dados que incluem quantidades de informações substanciais. Sobretudo quando há apps pré-instaladas como o Facebook, Google, Linkedin e outras da Microsoft.

Android: atenção há versões que estão a partilhar os seus dados!

As apps pré-instaladas são aquelas que estão disponíveis no smartphone e que não podem ser apagadas. Mas há pior. Mesmo que nunca tenhamos aberto essas apps elas estão a enviar dados para os fabricantes ou para terceiros. O pior de tudo é que não há forma de escapar disto!

Os investigadores interceptaram e analisaram os dados enviados pelo sistema operativo Android, incluindo as apps pré-instaladas que mencionámos acima. Entretanto compilaram uma tabela que revela isto tudo.

Android partilhar dados

Todas as empresas em que as variantes Android foram testadas partilham informações que podem ajudar a identificar um equipamento.

Para além disso algumas apps de sistema podem recolher determinadas informações relacionadas com a utilização de outras aplicações. Por exemplo, o nome, durante quanto tempo e o que as pessoas estão a ver.

A Google apertou as regras para proteger a privacidade dos utilizadores mas há uma questão

É verdade que a Google implementou novas restrições ao nível dos dados recolhidos pelas apps. No entanto só diz respeito às que estão presentes na Play Store. Ou seja, aquelas que estão pré-instaladas nos sistemas não estão incluídas nestas novas regras da Google.

Abaixo temos um gráfico que mostra os dados transmitidos por cada fabricante e para onde eles vão.

Android partilhar dados

Entretanto algumas variantes de sistemas operativos, nomeadamente Samsung e Xiaomi, e outras apps da Google Microsoft registam a interação dos utilizadores. Estes dados ajudam os programadores a resolverem problemas com as apps.

A Google quando questionada acerca desta questão da transmissão de dados pelo site BleepingComputer disse que é a forma como os smartphones modernos funcionam.

Fonte | Via

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Pixel 6: Google faz um passe de magia nas câmaras!

Foi durante o evento de hoje que a Google apresentou oficialmente o novo Pixel 6 e as suas belas câmaras. É um smartphone que...

Google Translate ganha uma grande novidade! Já encontrou?

Nas últimas semanas a Google tem estado a disponibilizar o Material Design para muitas aplicações. Desde o Google Chrome ao Gmail, passando pela Play...

O novo M1 Max da Apple é (bem) mais poderoso que a PS5!

Os novos MacBook Pro já são uma realidade, trazendo consigo as versões realmente Pro do agora 'velhinho' SoC M1, que tanto deu que falar...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!