Novas dificuldades para a Xiaomi? Agora é a Alemanha!

Como noticiámos há algumas semanas, o Ministério da Defesa Lituano publicou um relatório muito interessante, onde recomendou o abandono de todo e qualquer aparelho móvel Chinês, nomeadamente os smartphones da Xiaomi e da Huawei.

Pois bem, dias depois, o governo Alemão decidiu abrir a sua própria investigação, tendo como alvo principal os aparelhos da gigante Chinesa Xiaomi. Afinal de contas, a Xiaomi é agora a marca que mais smartphones vende na Europa, e como tal, é perceber o que afinal se passa no campo da segurança e privacidade dos utilizadores.

No entanto, o problema poderá não estar apenas nos smartphones Chinesas, mas sim no ecossistema Android.

Novas dificuldades para a Xiaomi? Agora é a Alemanha! Mas a história é muito mais complexa, e claro, a culpa não é só da China

Portanto, um dos problemas que mais chamou a atenção, foi mesmo uma lista de palavras escondida nos ficheiros dos smartphones da Xiaomi, que têm um único propósito… Filtrar informação onde estas palavras se encontrem. É uma funcionalidade que está desativada por defeito, em território Europeu. Mas que claro está, pode ser ativada à distância, pela Xiaomi, quando esta bem entender. É aqui que está o problema.

As apps pré-instaladas em qualquer smartphone Android, ou até, as aplicações que os utilizadores instalam de livre vontade, sem saberem muito bem o que estão a fazer, podem comportar-se da mesma exata maneira. Ou seja, um fabricante, ou um qualquer dev, pode ativar funcionalidades à distância, ou modificar a funcionalidade de uma app, sem nunca avisar o utilizador.

O controlo dentro desta tipo de ação é muito pouco, ou mesmo inexistente. Por isso mesmo, o smartphone que compramos hoje, pode estar a recolher informação e a enviá-la para servidores espalhados por todo o mundo, daqui a 6 meses, sem nunca suspeitar-mos de nada. Isto é algo que pode acontecer em qualquer smartphone, e não apenas em modelos feitos por fabricantes Chinesas.

Afinal de contas, um aparelho ‘budget’, pode ter mais programas pré-instalados, de maneira a permitir que a fabricante ganhe mais dinheiro ao longo do tempo. Com a venda de informação privada. (Normalmente, para publicidade.)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ficou com medo do seu Android? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também