AMD Zen 2 – Amostras dos novos processadores Ryzen já estão em teste!

AMD Zen 2 – Já não falta assim tanto tempo para que a AMD revele a sua nova arquitetura Zen 2, com uma nova família de processadores AMD Ryzen. Dito isto, os rumores mais recentes mencionam que o grupo ‘Radeon Technologies Group’ (RTG), já recebeu a primeira amostra para otimização!

O rumores chega-nos através de um membro do forum HardOCP. Que curiosamente, tem uma excelente reputação no que diz respeito a informação privilegiada vinda da AMD e seus produtos.

AMD Zen 2 “3ª Geração de Processadores Ryzen” chegou aos laboratórios da RTG – 8 Núcleos, 16 threads, até 4.5GHz

Infelizmente, ainda não sabemos muitos detalhes acerca desta sample… Mas provavelmente deve estar a pensar:

Porque é que a AMD RTG (Radeon Tech) teve acesso a esta amostra tão cedo?

AMD Zen 2 - Amostras dos novos processadores Ryzen já estão em teste!

Aparentemente, parece que existem alterações na interconexão entre o CPU e o GPU dedicado, que requere algumas modificações nas drivers de placas gráficas AMD Radeon.

A amostra em questão, é baseada na arquitetura ‘Zen 2‘ de 7nm, que a AMD finalizou o design no início deste ano.

Este CPU ‘AMD Zen 2’ conta com 8 núcleos e 16 threads! Ou seja, a julgar pelas especificações, é fácil tirar a conclusão que irá fazer parte da terceira geração de processadores AMD Ryzen, pensada para o mercado tradicional de consumo. Além disto, sabemos que o processador tem uma frequência base de 4.0 GHZ e um ‘Boost’ de 4.5 GHz. E que além disso, foi testado com memória RAM DDR4-3600MHz CL15, bem como uma placa gráfica Radeon RX Vega 64.

A plataforma de teste contou ainda com uma motherboard de teste com o logo da AMD! Ou seja, é provável que seja baseada num novo chipset, mas a AMD já confirmou que o socket AM4 foi concebido a pensar no futuro. Por isso, qualquer motherboard AM4 no mercado neste momento irá ser compatível com o novo processador Ryzen 3000.

Em paralelo, também já sabemos algumas coisas acerca da performance desta amostra!

Pois, pelos vistos já consegue bater-se muito bem com o Intel Core i7-8700K! Mas como é uma amostra ainda muito ‘fresca’, os crashes são uma constante.

AMD Zen 2 – Aliás, segundo a fonte… Os testes tiveram de ser repetidos múltiplas vezes, para conseguir completar o teste apenas uma vez. (O que é normal nesta altura do campeonato).

Fonte