AMD – Arquiteturas ‘Zen 2’ e ‘Navi’ baseadas nos 7nm da TSMC!

Lisa SU

Depois da segunda geração de processados Ryzen baseados na arquitetura ‘Zen+’, temos de começar a olhar para o futuro! Ou seja, para a arquitetura ‘Zen 2’! Mas não vamos falar apenas de processadores, pois a AMD também já começou a trabalhar em placas gráficas Vega e Navi de 7nm!

Enquanto ainda não sabemos muito acerca da arquitetura ‘Navi’, sabemos que esta será baseada no processo de 7nm da TSMC! Algo que acabou de ser anunciado por ‘Mark Papermaster’, mencionando ainda outras coisas:

“Na AMD, temos investido fortemente nas nossas arquitetura bem como no planeamento de produtos. Bem como na nossa decisão estratégica de fazer o salto para os 7nm. Enquanto é ainda muito cedo para falar sobre os detalhes e vantagens arquiteturais. É o momento certo para fornecer mais detalhes sobre a estratégia flexível de fornecimento de silício que implementámos há vários anos.”

A atual gama de processadores AMD no mercado é baseada no processo de 12nm! Trazendo consigo um pequeno salto de performance, visto que a anterior geração era baseada no processo de 14nm.

O que nos pode dar uma ideia do salto qualitativo que vamos assistir no salto para os 7nm!

AMD Zen 2 Navi 7nm

“O próximo grande marco da AMD é a introdução do nosso próximo portfólio de produtos de 7nm. Incluindo os produtos iniciais com nosso núcleo de CPU “Zen 2” de segunda geração e nossa nova arquitetura de GPU “Navi”. Já temos vários produtos de 7nm na TSMC, incluindo o nosso primeiro GPU de 7nm que deverá ser lançado ainda este ano e o nosso primeiro CPU de servidor de 7nm deverá chegar ao mercado em 2019.”


A arquitetura AMD Zen 2 vai com toda a certeza oferecer grandes melhorias na performance! Similarmente, apesar do lançamento das placas AMD ‘Vega’ ter sido um falhanço, a empresa pode virar agora o jogo com a arquitetura ‘Navi’!

No entanto, já ouvimos falar no passado que a AMD irá ser o fornecedor de CPUs e GPUs para a próxima geração de consolas, nomeadamente a Sony PS5! O que nem é grande surpresa, visto que já o faz com a atual geração.

Por isso, se o foco da empresa estiver demasiado no mercado de consolas… As placas gráficas ‘Navi’ podem ser outra desilusão!

Isto numa altura em que a NVIDIA já faz o que quer a nível de preços. Dito isto, será muito interessante ver o que os processadores Zen 2 e placas gráficas Navi poderão oferecer em comparação aquilo que já existe no mercado.

Fonte