AMD Polaris 30 – Novas placas gráficas AMD Radeon prestes a chegar!?

De acordo com o forum ‘ChipHell’, a AMD vai lançar uma versão de 12nm da sua arquitetura Polaris! Denominada de AMD Polaris 30, bastante mais eficiente que a geração atual, com lançamento marcado já para a próxima semana.

Placas gráficas AMD Polaris 30 produzidas com o processo de 12nm FinFET irão ter um aumento de performance à volta dos 15%.

AMD Polaris 30

A maior parte daquilo que o site refere faz sentido tendo em conta as acções passadas da AMD… Até porque nem é a primeira vez que ouvimos falar da existência deste GPU.

Na verdade, a AMD já mencionou que está a planear lançar um novo produto todos os trimestres. E como a arquitetura Navi ainda está um pouco distante, parece ser a altura perfeita para um ‘refresh’ às placas Polaris! (Visto que as Polaris 20 foram lançadas em 2017.)

AMD Polaris 30

Dito isto, as placas AMD Polaris 30 vão ser baseadas no processo de fabrico de 12nm FinFET!

Por isso poderemos esperar um aumento de performance na ordem dos 10-15%. Bem como frequência um pouco mais altas. Contudo, é preciso salientar que o processo de 12nm FinFET é apenas uma versão melhorada do 16nm FF, e não um ‘nó’ completamente novo, como é o processo de 7nm.

Esta nova gama de placas gráficas AMD poderá ver a luz do dia já no próximo mês! Mas é possível que o ‘hype’ seja muito baixo… E que até a AMD seja muito silenciosa enquanto substitui as velhinhas RX 500 pelas novas RX 600 baseadas na arquitetura Polaris 30.

Quanto ao facto deste lançamento não estar no planeamento da AMD, existe uma explicação bastante simples… As Polaris 20 também nunca fizeram parte de qualquer planeamento!


Conclusão – AMD Polaris 30

AMD Polaris 30

Em suma, o facto da familia de placas gráficas Polaris 30 não estar no ‘roadmap’, não retira qualquer credibilidade a este rumor, se tivermos em consideração o que a AMD já fez no passado.

Além disso, uma nova gama AMD Polaris 30, poderá permitir à empresa ganhar quota de mercado no segmento de gama média e ‘budget’ com GPUs mais eficientes, poderosos… E acima de tudo, mais baratos!


Nota do Redator – No entanto, acaba por ser irónico, como a filosofia da AMD é exatamente a oposta da NVIDIA!

Enquanto esperamos que as novas AMD Polaris 30 sejam ligeiramente mais poderosas mas também mais baratas… A NVIDIA apresenta soluções significativamente mais caras, mas apenas ligeiramente mais poderosas.


O que pensa sobre isto? Acha que é uma boa aposta pela parte da AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte