AMD vs NVIDIA – Preços das GeForce RTX são um trunfo para a AMD!

AMD vs NVIDIA – Não vai ser nada fácil para a AMD competir com a NVIDIA no segmento de alto desempenho, pelo menos a curto/médio prazo… Mas talvez não até nem seja necessário competir nesse espaço!

A razão é muito simples! – Os preços das NVIDIA GeForce RTX são a sua maior fraqueza… Fraqueza essa que pode muito bem vir a revelar-se a maior força da AMD.

Os preços que a NVIDIA e seus parceiros estão a pedir pelas RTX 2080 e RTX 2080 Ti têm sido o tópico mais quente do mês, ainda por cima quando metemos em cima da mesa a diferença de performance entre a GTX 1080 Ti e a mais cara RTX 2080.

Contudo, uma coisa é certa, os novos chips Turing são maiores, mais complexos e claro… Mais poderosos que nunca, por isso os custos de produção também são maiores.

AMD vs NVIDIA

AMD vs NVIDIA – Mas nada disto interessa aos olhos do consumidor!

Não interessa aquilo que a nova tecnologia ‘Ray Tracing’ pode trazer aos jogos, e também não interessa aquilo que os novos núcleos Tensor podem trazer para cima da mesa a nível de inteligência artificial.

O mais importante é perceber que normalmente, quem tem a placa gráfica mais rápida, é tido como líder de mercado

Apesar das primeiras reviews e primeiras impressões das novas GeForce RTX não serem as melhores, é possível que as placas façam um sucesso tremendo no mercado! E se por acaso os estúdios começaram a apostar nas novas tecnologias dos GPUs Turing… O futuro da NVIDIA vai estar com toda a certeza garantido!

Em síntese, ficaremos a olhar para um futuro em que placas como a RTX 2070 e RTX 2060 podem fazer um sucesso tremendo no mercado, levando a NVIDIA ao céu, e a AMD… Ao inferno.

AMD vs NVIDIA – Então e o preço?

AMD vs NVIDIA

Dito tudo isto, o que interessa mais neste momento para a maioria dos utilizadores, é o preço! E a AMD está numa posição muito boa para virar o jogo, como podemos ver pelos mais recentes rumores acerca de umas supostas placas gráficas ‘Polaris 30‘. GPUs que alegadamente estão a ser produzidos com o processo de fabrico de 12nm da TSMC, o mesmo processo dos Ryzen 2000 que têm feito imenso sucesso no mercado.

Sem dúvida que a AMD aprendeu uma excelente lição no mercado de processadores!

O portfolio de CPUs da empresa é agora o melhor de sempre! E a tendência é melhorar ainda mais, tendo em conta todas as dificuldades atuais da Intel.


Mais um caso em que a fraqueza de uma empresa, é o maior trunfo da outra…


Se bem se lembra, 2018 começou terrivelmente mal para a Intel, com as vulnerabilidades Spectre e Meltdown a virem a público! E a partir dai, as coisas não melhoraram.

Isto porque, posteriormente, a passagem para o processo de 10nm foi adiada mais uma vez! Com desculpas que não convenceram nada nem ninguém.

É preciso salientar, que se a passagem para os 10nm tivesse corrido bem, a Intel estaria neste momento três gerações à frente da AMD! E por isso, a situação AMD vs Intel seria bastante diferente do que é agora.

AMD vs NVIDIA – Mas de volta às placas gráficas…

Tudo parece fazer sentido! Os consumidores não estão felizes com os preços das NVIDIA GeForce RTX 2000. Além disso, a revisão à arquitetura Polaris pode estar a chegar na melhor altura possível.

Afinal de contas, com este processo, a AMD pode aumentar os seus ‘yelds’, diminuir os custos, aumentar as frequências e assim aumentar a performance em 15%.

Uma AMD Radeon RX 680 com um preço adequado será muito difícil de bater na média gama!

Uma RX 680, com um preço adequado pode fazer com que muitos consumidores ‘agarrados’ a placas gráficas antigas decidam finalmente dar o salto!

Agarrados? Sim, ainda existem muitas ‘vítimas’ da loucura do mining…

Que estão há largos meses à espera da altura indicada para comprar a sua nova placa gráfica! E as novas RTX com os seus preços exorbitantes não ajudaram nada a fazer uma escolha.

AMD vs NVIDIA

Estamos a falar de utilizadores que estão a equacionar placas como as GTX 1050/1050 Ti! Para conseguir jogar os jogos e-sports mais recentes.

AMD vs NVIDIA – Apesar de gostarmos muito de ver números grandes, das placas gráficas topo de gama… Quem domina o mercado e faz dinheiro à séria, são as placas de média gama!

O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!


Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário