Nova arquitetura AMD ‘Zen 2’ irá aumentar o IPC entre 10-15%!


Por em

Alguns rumores bastante interessantes acerca da nova arquitetura Zen 2 da AMD começaram a aparecer na Internet!

O último destes rumores menciona um aumento de performance IPC na ordem dos 10-15%!

Para quem não sabe IPC (Instruções Por Ciclo) é uma métrica muito importante para a performance de um processador tendo em conta a sua frequência… Dito isto, um aumento de 10-15% de uma geração para a outra é bombástico!

A AMD já falou desta arquitetura no passado, mas não partilhou muitos detalhes. No entanto, tendo em conta que está a acontecer um evento em Maranello neste preciso momento acerca da plataforma Threadripper 2, é bastante provável que a empresa mencione o assunto.

AMD Zen 2

Para ter noção, este tipo de aumento de performance é bastante mais significativo que o salto da sétima para a oitava geração da Intel. Além disso, a AMD deverá introduzir no mercado processadores de 16 núcleos e 32 threads baseados nesta arquitetura!

Em paralelo, além das melhorias no IPC… Ainda temos de ter em conta os melhoramentos inerentes à mudança de processo de fabrico, que vai passar dos 12nm para os 7nm!

A AMD já está a preparar a sua arquitetura Zen 2 de 7 nm há muito tempo! E aparentemente vai ser a TSMC a fabricar a maioria dos chips!

O que acaba por ser uma excelente notícia, visto que os seus processos de fabrico costumam oferecer mais performance. Além disso, também deverá querer dizer que a AMD tem agora mais liberdade na escolha de fábricas, algo que tem causado imensos problemas à empresa na última década.

Em suma, o processo de fabrico de 7nm da TSMC oferece 35% maior eficiência energética em relação à concorrência. Além disso, a empresa tenciona começar a produção em massa de chips 7nm+ com tecnologia EUV já no próximo ano! Que implica uma melhoria de 10% na eficiência dos processadores.

A AMD vai poder escolher usar tanto a TSMC como a Global Foundries para os seus processadores de próxima geração! Visto que a GloFo usa um processo de 7nm bastante semelhante ao da TSMC.

O que em síntese, vai permitir à AMD entrar no mercado em força no próximo ano com os seus Ryzen 3000! A Intel que se cuide!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Ulefone Armor 5 oficializado: Tudo o que precisa de saber

Afinal os rumores eram falsos e o Mi Max 3 Pro não vai existir!

Seguinte