Nova arquitetura AMD ‘Zen 2’ irá aumentar o IPC entre 10-15%!

Alguns rumores bastante interessantes acerca da nova arquitetura Zen 2 da AMD começaram a aparecer na Internet!

O último destes rumores menciona um aumento de performance IPC na ordem dos 10-15%!

Para quem não sabe IPC (Instruções Por Ciclo) é uma métrica muito importante para a performance de um processador tendo em conta a sua frequência… Dito isto, um aumento de 10-15% de uma geração para a outra é bombástico!

A AMD já falou desta arquitetura no passado, mas não partilhou muitos detalhes. No entanto, tendo em conta que está a acontecer um evento em Maranello neste preciso momento acerca da plataforma Threadripper 2, é bastante provável que a empresa mencione o assunto.

Zen 2

Para ter noção, este tipo de aumento de performance é bastante mais significativo que o salto da sétima para a oitava geração da Intel. Além disso, a AMD deverá introduzir no mercado processadores de 16 núcleos e 32 threads baseados nesta arquitetura!

Em paralelo, além das melhorias no IPC… Ainda temos de ter em conta os melhoramentos inerentes à mudança de processo de fabrico, que vai passar dos 12nm para os 7nm!

A AMD já está a preparar a sua arquitetura Zen 2 de 7 nm há muito tempo! E aparentemente vai ser a TSMC a fabricar a maioria dos chips!

O que acaba por ser uma excelente notícia, visto que os seus processos de fabrico costumam oferecer mais performance. Além disso, também deverá querer dizer que a AMD tem agora mais liberdade na escolha de fábricas, algo que tem causado imensos problemas à empresa na última década.

Em suma, o processo de fabrico de 7nm da TSMC oferece 35% maior eficiência energética em relação à concorrência. Além disso, a empresa tenciona começar a produção em massa de chips 7nm+ com tecnologia EUV já no próximo ano! Que implica uma melhoria de 10% na eficiência dos processadores.

A AMD vai poder escolher usar tanto a TSMC como a Global Foundries para os seus processadores de próxima geração! Visto que a GloFo usa um processo de 7nm bastante semelhante ao da TSMC.

O que em síntese, vai permitir à AMD entrar no mercado em força no próximo ano com os seus Ryzen 3000! A Intel que se cuide!

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!