AMD Radeon RX 590 deverá ser lançada no dia 15 de Novembro!

Temos rumores fresquinhos acerca da nova placa gráfica da AMD, a Radeon RX 590! Desta vez a mencionar a data de lançamento e preço esperado para o ‘refresh’ da arquitetura Polaris.

Dito isto, se os rumores forem verdade, podemos esperar a placa no mercado daqui a cerca de duas semanas.

Nova placa Gráfica AMD Radeon RX 590 deverá ser lançada no dia 15 de Novembro, a custar cerca de 260€.

Antes de falar acerca dos detalhes da nova placa da AMD, é preciso salientar que a Radeon RX 590 irá ser a primeira placa desde a linha de placas R9 300 a usar a nomenclatura Radeon RX *90!

AMD Radeon RX 590

Desde as placas baseadas nas arquiteturas Fiji e Vega, que a AMD abandonou a sua clássica nomenclatura, para usar nomes como Radeon R9 Fury X e Radeon RX Vega 64. Quando antigamente, as placas topo de gama se chamavam Radeon R9 290 X ou Radeon R9 390X.

Pois bem, parece que a AMD se fartou de nomes ‘fancy’, ao adotar o nome Radeon RX 590 para a sua nova placa gráfica. O que deverá significar a chegada de uma placa gráfica topo de gama, baseada na arquitetura ‘Polaris 30’. Afinal de contas, rumores recentes indicam que a nova placa será baseada no GPU Polaris 30 produzido com o processo de 12nm!

O que em suma significaria frequências mais altas bem como um aumento na eficiência energética.

No entanto, ainda não sabemos se a melhorada arquitetura Polaris irá ser capaz de oferecer mais performance com os mesmos processadores stream da Radeon RX 580.


Embora até já tenhamos tido acesso a alguns leaks de performance:


Talvez o mais interessante no meio disto tudo, é o preço e data de lançamento mencionados no leak! Aparentemente, a placa irá ser lançada oficialmente no dia 15 de Novembro com o preço de 300$(~260€).

Em suma, sabemos que a nova placa gráfica irá contar com 8GB de memória GDDR5 8Gbps, que deverá ser capaz de oferecer uma excelente performance, provavelmente até roubando o trono da gama média à GTX 1060.

Por isso, a NVIDIA já se adiantou, e lançou uma versão da GTX 1060 com 6GB de memória GDDR5X! Contudo, é provável que o aumento de performance não seja significativo o suficiente para fazer frente à RX 590.

Para finalizar, é seguro dizer que o segmento de gama média está agora a todo o gás! Apesar de estarmos a falar de placas gráficas de 2016 com alguns pózinhos novos.

Fonte