NVIDIA GTX 1060 GDDR5X oficialmente confirmada!

A NVIDIA GeForce GTX 1060 GDDR5X apareceu na Internet há algum tempo, indicando que a empresa se encontrava a trabalhar numa versão um pouco mais poderosa da sua placa mais vendida

Afinal de contas, a versão normal da GTX 1060 possui memória GDDR5, por isso memória mais rápida deverá aumentar um pouco a performance do GPU.

Pois bem, o site oficial da NVIDIA menciona agora uma GTX 1060 GDDR5X! O que significa que o produto existe mesmo, e está prestes a chegar ao mercado.

Contudo, ainda não conseguimos encontrar este modelo em específico em qualquer loja, algo que deverá mudar nas próximas semanas.

GTX 1060 GDDR5X

Este novo modelo não irá servir como substituto de versões mais antigas! Ambas as placas irão co-existir lado a lado, e o consumidor poderá escolher qualquer uma delas.

GTX 1060 GDDR5X – As especificações são idênticas, 1280 núcleos CUDA, 1506MHz de frequência base e um ‘Boost’ de 1708MHz.

No entanto, existe um detalhe bastante interessante… Pois, enquanto a placa gráfica original contava com o GPU Pascal GP106, a nova versão tem uma versão ‘capada’ do GP104, o GPU da mais poderosa GTX 1080.

Em paralelo, é bastante curioso que esta ‘nova’ placa chegue após alguns rumores a mencionar uma suposta AMD Radeon RX 590.

Na verdade, ambas as placas são apenas um ‘refresh’! Embora a RX 590 seja baseada num processo de fabrico de 12nm, mas ainda não temos a certeza quanto a isso. A única coisa que sabemos, é que será baseada na arquitetura Polaris, tal como as suas irmãs.

Em suma, a nova GTX 1060 poderá oferecer um ligeiro aumento de performance… Mas com toda a certeza que não valerá a pena trocar uma GTX 1060 ‘normal’ pela nova versão.

Mas se tiver necessidade de uma nova placa gráfica para o Natal, talvez seja boa ideia manter os olhos bem abertos e esperar pelas reviews.


O que pensa sobre esta nova placa da NVIDIA? Interessante, ou nem por isso? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!