AMD lança nova placa gráfica RX 580… Mais fraca que a atual!?

Parece que estamos na altura dos lançamentos de novas placas gráficas, e por isso, a AMD também decidiu juntar-se à festa!

A AMD Radeon lançou uma nova versão da RX 580, mas com menos performance que a atual versão…

Em suma, parece que a AMD tirou uma página do livro da NVIDIA, que fez exatamente o mesmo com as GTX 1060 6GB e GTX 1060 de 3GB! E que curiosamente, teve de lidar com a fúria dos consumidores.

O que não era para menos… Afinal de contas, tinha o mesmo nome (1060), mas metade da memória, bem como menos núcleos CUDA! Por isso, seria normal ter um outro nome, para evitar confusões no mercado. Mas parece que a AMD não concorda com isto, e resolveu fazer algo semelhante.

De acordo com o site Anandtech, que apanhou esta placa na AMD China, a empresa lançou de maneira bem silenciosa uma nova RX 580, mas desta vez, com apenas 2048 processadores stream… Ou seja, exatamente os mesmos da RX 570!

RX 580

Pelo menos, continua com os mesmo 8GB de memória GDDR5, e igualmente, com o mesmo bus de 256bits que a RX 580 ‘normal’ usa.

Não faria mais sentido lançar esta placa com outro nome? RX 575, ou algo do género?

Uma RX 580 com os mesmos stream processors da RX 570 é no mínimo estranho, porque no fundo, nunca irá chegar aos níveis de performance da 580.

Dito isto, o grande problema deste lançamento, é se por acaso esta placa chega aos parceiros… Pois, como deve imaginar, os fabricantes de computadores Desktop não se irão dar ao trabalho de comunicar o número de processadores stream da placa! Limitando-se a dizer o modelo, que é exatamente o mesmo.

RX 580

Em suma, acaba por ser um lançamento extremamente estranho… Especialmente quando a NVIDIA não tem qualquer oferta ‘RTX’ para o mercado de gama média!

Ao fim ao cabo, parece ser a altura indicada para um lançamento a sério! Como uma RX 670/680, ou até mesmo uma RX 590, baseadas na arquitetura Polaris 30.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também