AMD Radeon RX 590 encontrada na base de dados do 3DMark!

Depois de vários rumores acerca de novas placas gráficas AMD baseadas na arquitetura Polaris 30… Eis que já temos o nome de uma delas, RX 590!

Aparentemente, a AMD não vai renovar a sua linha de gama média, composta pelas Radeon RX 570 e RX 580. Mas sim juntar uma placa mais poderosa à sua família.

O que é a AMD Radeon RX 590?

Ninguém sabe… Apenas sabemos que os leaks e rumores começaram a chegar à Internet há alguns meses. E que ficaram um pouco mais intensos nas últimas semanas. (Curiosamente, após o lançamento das NVIDIA RTX.)

Tendo isto em conta, o que os especialistas da indústria dizem é que a Radeon RX 590 deverá ser baseada na arquitetura Polaris, provavelmente a Polaris 30 que ouvimos falar há algumas semanas, produzida com o processo de fabrico de 12nm.

No entanto, é bastante improvável que esta placa gráfica consiga competir com as novas NVIDIA RTX ‘Turing’.

RX 590

A entrada na base de dados do programa 3DMark, indica que a AMD RX 590 conta com 1545 MHz de frequência. (205 MHz mais alto que a frequência ‘Boost’ da RX 580.)

Em paralelo, a frequência de memória de 2000 MHz, sugere que não existe qualquer mudança no subsistema de memória… Utilizando os mesmos chips GDDR5.

Quanto à performance, parece que estamos a olhar para uma melhoria na ordem dos ~10%, em relação à RX 580. Visto que uma RX 580 da PowerColor com OC de fábrica faz cerca de 4639 com mais algum OC em cima.


Além disto, há alguns dias, alguém afirmou ser um empregado de um grande fabricante da industria, partilhando a folha de produção, das novas placas gráficas Radeon, que incluía a Radeon RX 590.

RX 590

Fabricante que parece ser a HIS, no entanto, a empresa ainda não comentou nada sobre o assunto.

Fonte