AMD Vega de 7nm é 65% mais rápida que a RX Vega 64!

A AMD vai voltar a aposta na arquitetura Vega, desta vez com um novo processo de fabrico, resultando numa AMD Vega de 7nm! O que no fundo significa, mais performance e eficiência, em comparação com as restantes placas gráficas do mercado atual.

Na verdade, não fazemos a mínima ideia da performance que uma AMD Vega de 7nm pode oferecer em casos reais de uso! Mas temos alguns número que podem ajudar a dar uma ideia.

Recentemente, ouvimos dizer que uma placa gráfica AMD Vega de 7nm seria capaz de oferecer um aumento de performance à volta dos 80%! A fonte veio do reddit… Mas agora, temos mais alguns benchmarks que nos voltam a indicar a performance deste novo GPU.

É importante salientar, que afinal a performance não aumentou em 80%… Mas sim, uns bastante significativos 65% (No máximo), e uma média acima dos 50%.

O que na realidade é ótimo, numa mudança de processo de fabrico, mas aqui tem os benchmarks, para ver por si mesmo:

AMD Vega de 7nm

Contudo, é preciso também mencionar que isto é um leak… Por isso, estamos a olhar para uma versão ainda muito recente de uma placa gráfica AMD Vega de 7nm! Logo, é normal que a performance não seja a mesma, no produto final.

Dito isto, as placas gráficas NVIDIA RTX estão agora a dominar o mercado de placas gráficas! E enquanto que esta Vega de 7nm pode muito bem oferecer alguma competição… Muito dificilmente será capaz de ultrapassar o potencial das novas Turing.

Mas se estas AMD Vega de 7nm oferecerem realmente esse tipo de performance, irá ser extremamente interessante ver o que as AMD Navi têm para oferecer!

AMD Vega de 7nm

Em paralelo, alguns rumores também mencionam a existência de um concorrente ao NVLink, que também irá oferecer uma grande largura de banda e escalabilidade.

Em suma, a NVIDIA tem neste momento a liderança no mercado de placas gráficas… Já para não falar do domínio dos últimos anos! Afinal de contas, a GTX 1080 Ti foi a placa gráfica mais poderosa da geração passada. E a RTX 2080 Ti irá ser muito provavelmente a placa mais poderosa desta. (Ou talvez não, viste que o GPU TU102 em que se baseia, não é o completo)

AMD Vega de 7nm – Que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte