Windows Defender acusou novo vírus no seu PC? Calma

Há utilizadores muito assustados com o facto do Windows Defender ter começado a assinalar vírus no computador. De facto, estão a trabalhar ou a jogar quando do nada surge um aviso acerca do Win32/Hive.ZY ainda por cima relacionado com o Chrome, Edge, WhatsApp, Spotify ou outras apps importantes. O pior de tudo é que mesmo que a ameaça seja bloqueada voltamos a receber o aviso. No entanto não entre em pânico, até porque lhe vamos explicar o que se está a passar.

Windows Defender acusou novo vírus no seu PC? Calma

Do nada o Windows Defender da Microsoft começou a mostrar múltiplas ameaças a surgirem em Computadores Windows. De facto e como referi acima mesmo quando bloqueada, a ameaça Behavior:Win32/Hive.ZY reaparece e confirma “O Microsoft Defender Antivírus encontrou ameaças”.

windows, defender

Embora a ameaça seja apresentada no Windows Defender como “severa”, é de facto um falso positivo. E pouco depois do problema aparecer, a Microsoft lançou uma atualização de de segurança que impede que os alertas apareçam. No entanto, em alguns computadores o problema persiste. No entanto, vamos ajudar a resolver.

Existem algumas aplicações que são detetadas como perigosas devido a isto. Assim temos na lista o Google Chrome e Chromium Edge, além de aplicações como o WhatsApp, Discord e Spotify.

- Advertisement -

Por exemplo, se abrir uma nova janela do Chrome a ameaça aparece no canto inferior direito do seu portátil ou PC Windows.

Se selecionar Remover vai notar que da próxima vez que abrir uma das aplicações afetadas, a ameaça surge novamente.

Como resolver o problema?

Para se ver livre disto tem mesmo de forçar os updates.

Na pesquisa do Windows comece a escrever Segurança. Do lado direito clique em abrir.

Windows Defender vírus, Windows Defender vírus

Depois clique em Proteção contra vírus e ameaças

Agora na nova janela clique em atualizações de proteção e logo a seguir Procurar atualizações.

Depois do Defender estar devidamente atualizado o problema deve desaparecer.

Se por algum motivo não conseguir também pode seguir esta ligação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.