Os Windows Insiders que estão a correr as versões preview do Windows 10 já têm acesso à possibilidade de correr nativamente as apps Android como parte do “Project Latte”. Este projeto é realmente real e a Microsoft quer disponibilizar tudo isto na segunda metade do próximo ano.
Novo leak confirma casamento do Windows 10 com o Android!
É verdade que anteriormente a Microsoft já tinha ativado o suporte para aplicações Android no Windows 10 para dispositivos móveis. Quem não se lembra do Windows Phone? Nessa altura o projeto ficou conhecido por Astoria e funcionou melhor do que se esperava. Afinal de contas era interessante correr apps Android no Windows Phone.
Entretanto o projeto Astoria foi abandonado e a Microsoft começou a focar-se nas apps UWP.
Em 2021, a Microsoft quer voltar a apostar na ideia de termos as apps Android na Windows Store.
Entretanto há um pormenor interessante. As aplicações que forem publicadas na Windows Store não terão de sofrer alterações de código. Isto desde que os serviços da Google não estejam envolvidos.
Para já não há suporte para os serviços da Google. Isto porque a Google limita-os a alguns parceiros e dispositivos móveis. No entanto, isto não quer dizer que não acabem por chegar.
Seja como for este casamento entre Windows e Android faz todo o sentido. Isto porque abre um admirável mundo novo para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft. Quanto mais coisas o Windows 10 tiver, melhor fica!
Entretanto e já que falamos do Windows não se esqueça que o update de Dezembro já está disponível.
Assim, quem tem o Windows 10 versão 20H2, 2004, 1909 e 1903 tem direito a esta novidade. Embora a maioria das coisas pareçam estar relacionadas com segurança, a Microsoft resoilveu alguns problemas não documentados. Inclui-se aqui um bug onde aplicações, ficheiros e dados pessoais eram apagados. Especialmente quando os utilizadores tentavam fazer upgrades ou recuperações ao PC.
Update de Dezembro do Windows 10: veja porque deve fazer!
No campo da segurança a Microsoft resolveu 58 problemas nesta atualização. São exemplo disso, as falhas no Microsoft Edge Legacy, Windows Media, Fundamentals e componentes gráticas.
Entretanto para os utilizadores que estão com o update de Outubro do Windows 10, a Microsoft publicou a Build 19042.685 que resolve também problemas na inconsistência do dark mode e bug na instalação. Se está na versão 2004, recebe o mesmo update mas com um número de compilação diferente. Ou seja, 19041.685. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!