Menos potente? Skoda vRS e Golf GTI envergonham o Focus ST!?

Mais um teste que vem demonstrar que nem tudo se resume a números numa folha de papel escrita pela fabricante. Afinal de contas, temos aqui uma das corridas mais pedidas pelos entusiastas (fan-boys) da Volkswagen e Ford.

Estou a falar da drag-race e rolling-race entre o Octavia vRS, o novo Golf GTI e o Focus ST!

Assim sendo, temos o novo Golf GTI com o motor turbo 2.0L capaz de 245 cavalos de potência e 370 nm de torque e 1.473kg. O Ford Focus ST conta com o motor ecoboost 2.3L capaz de 280 cv e 420 Nm de torque e 1.534kg.

Quanto ao Skoda Octavia vRS este modelo conta com a mesma motorização e caixa que o Golf GTI mas pesa 1.520kg.

Skoda vRS e Golf GTI

Mais potência e mais torque. Uma vitória fácil certo?

Errado, como poderá ver no vídeo em baixo! Apesar dos esforços do modelo da Ford e superior arranque, ambos os modelos do Grupo VAG conseguiram superar o Focus ST em todas as corridas.

Estes são resultados surpreendentes, especialmente na corrida em andamento, mas não totalmente inesperados!

Afinal de contas, o motor Ecoboost utilizado neste Focus tem uma caixa automática mais “fraca” que os rivais e não só… Afinal, o modelo tem uma curvatura de torque mais acentuada para as rotações baixas e médias.

Algo que garante um arranque e resposta superior nas curvas, mas uma força em velocidade de ponta inferior e os testes confirmam isto.



Atenção, apesar do Focus ST ser mais pesado que o Golf GTI, o Octavia vRS está lado a lado neste campo.

Skoda vRS e Golf GTI

Todos os carros contam com caixa de velocidades automáticas!

Elas vieram para ficar, as caixas automáticas são atualmente muito procuradas pelos entusiastas devido à aceleração superior mesmo nestes hothatch. Afinal de contas, em regra atualmente as novas caixas superam as mudanças manuais.



Em suma, o novo vídeo veio provar de novo que potência e torque escritos num papel não delimitam em nada o resultado final. No entanto, apesar das derrotas contra o Skoda vRS e Golf GTI em linha reta o novo Focus ST já demonstrou imensas capacidades em curvas.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!