Ford afirma que Focus ST é “mais vivo e preciso” que o VW Golf GTI

A rivalidade entre fabricantes como a Ford e a Volkswagen é coisa que já existe há muito tempo no mundo dos automóveis. Afinal de contas, ambas as empresas querem oferecer o melhor automóvel de sempre, capaz de “destruir” os seus rivais, ao mesmo tempo que é um sucesso de vendas.

Dito isto, em boa verdade, este tipo de rivalidade entre empresas tem um lado extremamente positivo! O lado que nós consumidores mais gostamos! 

Ao fim ao cabo, desta forma, as empresas vão tentar oferecer o melhor que têm à sua disposição a um preço mais competitivo. Pois bem, desta vez foi a Ford que veio ao publico afirmar a superioridade do seu atual Ford Focus ST em relação à histórica rival VW.

Volkswagen Golf GTI

Ford afirma que o seu Focus ST é superior ao VW Golf GTI!

Os modelos Ford Fiesta ST e Focus ST tem sido consistentemente um sucesso ao longo de todos estes anos. Um feito alcançado devido à sua condução que por regra é mais pura à estrada e oferece ao condutor uma sensação mais desportiva. Isto em comparação aos rivais da Volkswagen.

Tenha em conta que esta afirmação da Ford não vem sozinha, o chefe de topo da Ford Performance Europe, Stefan Meunzinger, afirmou que muitos testes e benchmarks foram realizados durante o desenvolvimento do último Focus ST.

Testes estes contra rivais de peso como o Hyundai i30N, o Honda Civic Type R e claro, o Volkswagen Golf GTI. Desta forma, a Ford chegou à conclusão que o Focus ST fica mesmo uns furos acima do Golf GTI em termos de condução e performance.



Dito isto, debaixo do capô do Ford Focus ST, temos o mesmo motor que o seu irmão mais ‘crescido’, o Focus RS. Estamos a falar do impressionante motor turbo 2.3L de 4 cilindros que é capaz de produzir 280 cavalos de potência e 420nm de torque, com a opção entre caixa manual de 6 velocidades e automática de 7 velocidades.

Ford focus ST

Ambos os modelos colocam a sua potência no eixo frontal, mas o Focus ST tem uma surpresa!

Tanto o VW Golf GTI como o Ford Focus ST aplicam a força do motor directamente no eixo dianteiro do carro. Contudo, com tanta potência, a tração é realmente um dos pontos mais preocupantes nestes modelos.

Desta forma, a Ford afirma que o seu Focus ST vem equipado com um “electronically controlled mechanical LSD” que ajuda na tração frontal do carro. Entretanto, a fabricante afirma que os seus rivais mais próximos utilizam sistemas semelhantes, mas pela utilização do travão o que é algo totalmente diferente da aproximação da Ford neste assunto.



Em suma, a afirmação da Ford vem apoiada em alguns factos reais, bem como nos vários testes realizados entre os modelos. Que terá a Volkswagen a dizer sobre este assunto?

Ademais, qual a sua opinião neste assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário