Windows 11: Steam e Epic Games Store são a grande jogada!

Sempre que falei do novo Windows, na altura sem ainda lhe chamar Windows 11, referi em todas as ocasiões que ia estar mais voltado para os utilizadores finais. De facto, é uma das maiores apostas dos últimos tempos neste mercado. Isso comprovou-se com tudo o que a Microsoft tem feito nos últimos tempos e sobretudo com o que encontrámos na versão preview. Um design muito mais atrativo e intuitivo, o suporte para Apps android, menu iniciar e definições redesenhadas e muito mais. No entanto, a Microsoft ainda não lançou todas as cartadas. Dito isto, o Steam e a Epic Games Store podem ser as vitaminas necessárias para garantir que o Windows 11 vai chegar e manter-se com boa saúde.

Windows 11: Steam e Epic Games Store são a grande jogada!

Todos sabemos que a loja da Microsoft não é o melhor lugar do mundo. Aliás não há assim tantas pessoas a utilizarem. A experiência de utilização é fraca e nem sequer disponibiliza downloads seguros para software Windows.

Windows 11 Steam

No entanto, a Microsoft quer mudar isto. Assim procura tornar a sua loja muito atrativa e até já fez algumas coisas para isto, como vou referir mais abaixo. Mas talvez a maior jogada seja mesmo a integração do Steam e da Epic Games Store na loja Microsoft.

De facto, foi uma das grandes notícias da semana. É que numa entrevista ao The Verge, o responsável da Microsoft, Panos Panay, disse que a Steam e a Epic era muito bem vindas à Microsoft Store. Ou seja, as pessoas iam poder comprar todos os conteúdos, entenda-se jogos, que estão disponíveis nas outras plataformas, através da Microsoft Store. Isto é mesmo muito bom porque escusávamos de procurar nas plataformas em separado.

É uma grande jogada mas não é fácil que isto aconteça…

A Microsoft vende jogos na sua app Store. Por isso concorre tecnicamente com a Steam e a Epic Games. Ora se estas empresas listassem os seus produtos na Microsoft Store podiam afetar as suas próprias vendas. Para além disso perdiam o controlo sobre exclusivos e vendas especiais.

Windows 11 Epic Games Store

Mas há algo no ar que deixa adivinhar que isto pode acontecer…

O responsável da Microsoft disse ao site The Verge que mudaram, por exemplo, a sua política de comissões e outras para tornar isto possível. Até aqui levavam uma fatia de 30% em jogos. A partir de Agosto vão levar apenas 12.

Lembro que a loja de aplicações do Windows 11 chega com um novo design, maior desempenho e suporte melhorados para novas políticas de desenvolvimento.

Entretanto ao contrário da Google Play Store ou da Apple Store, a Microsoft Store vai permitir que os programadores utilizem o seu próprio sistema de pagamentos para compras dentro da aplicação. Isto é uma grande cartada já que vai dar mais mimo aos programadores do que as outras lojas. De facto, a Microsoft vai precisar de atrair o maior número de developers que conseguir para ter o maior sucesso.

Veja aqui como resolver os problemas de instalação do Windows 10. Saiba também quando é que ele chega.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!