Windows 11: como contornar o requisito TPM sem gastar dinheiro

A internet está a ferver com as questões de instalação do Windows 11. Tudo porque desta vez não basta termos um bom processador e uma boa capacidade de memória. De facto, precisamos de ter algumas coisas ativadas no nosso sistema. É exemplo disso, o TPM 2.0. O TPM é na prática um processador de encriptação integrado nas motherboard em que a principal função é garantir mais segurança quando o sistema está a arrancar e assegurar a integridade deste. O problema é que nem todos os sistemas o têm, sobretudo a versão 2.0. Ora sem isto não conseguem à partida instalar o Windows 11. A solução era gastar dinheiro a comprarem um módulo. No entanto, há dois métodos diferentes que permitem contornar este requisito do TPM no Windows 11 e instalar o sistema sem gastar dinheiro!

Windows 11 contornar tpm

Windows 11: como contornar o requisito TPM sem gastar dinheiro

Entretanto o primeiro método envolve modificar o registo para conseguir instalar o Windows 11. Já para o segundo método é necessário criarem um disco de instalação personalizado.

Método 1: Modificar o registo

O primeiro método, como referi, envolve modificar o registo do Windows durante o processo de instalação do novo sistema operativo, como refere o site Windows Latest. Assim se não o fizer e o seu PC não tiver o TPM 2.0 vai aparecer uma mensagem a referir que o seu computador não é compatível.

Windows 11 contornar tpm

Nesta janela terá de pressionar a combinação de teclas Shift+F10 para abrir a linha de comando. Assim depois terá de modificar o registo. Assim na linha de comando escreva regedit.exe. Depois crie um novo chave chamada LabConfig dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup. Na chave LabConfig crie duas entradas.

  • BypassTPMCheck=dword:00000001
  • BypassSecureBootCheck=dword:00000001

Guarde as alterações e os problemas de compatibilidade vão desaparecer.

Entretanto também pode criar uma ficheiro .reg com o seguinte comando:

Windows Registry Editor Version 5.00 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig] “BypassTPMCheck”=dword:00000001 “BypassSecureBootCheck”=dword:00000001

Depois guarde este ficheiro .reg numa drive USB e faça a instalação do Windows 11. Entretanto durante o processo de instalação utilize a combinação de teclas Shift + F10. Depois escreva notepad e carregue no Enter.

No Notepad vá ao menu, localize e aplique o ficheiro REG. Assim isto vai ultrapassar o requisito TPM+SecureBoot.

Método 2: Criar um disco de instalação

Este método envolve modificar o ficheiro ISO.

Na prática e quando tiver já a imagem do Windows 11 tem de substituir o ficheiro appraiserres.dll que está na página sources do Windows 11 pelo que está na mesma pasta no Windows 10.

Windows 11 contornar tpm

Entretanto se por algum motivo não tiver esse ficheiro dll pode descarregar nesta página onde até explicam como substituir o ficheiro.

Quando isso estiver feito basta correr o ficheiro setup.exe que está na raíz da instalação.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!