Windows 10: resolva agora o problema da ligação à Internet!

A Microsoft começou finalmente a disponibilizar uma correção para o problema que dá cabo da ligação à Internet no Windows 10, quer seja por Wi-Fi ou Ethernet. É sem dúvida uma situação que tem dado cabo da cabeça a muitos utilizadores!

Windows 10: resolva agora o problema da ligação à Internet!

No início deste ano os utilizadores começaram a reportar um bug muito chato que arruínava a qualidade da ligação Wi-Fi e fazia com que o ícone da Internet desaparecesse da barra de tarefas. Em alguns casos, o ícone Wi-Fi também mostrava o erro “sem ligação”. Isto apesar de na realidade não haver qualquer problema com a ligação.

Inicialmente pensava-se que este problema era causado pelo update de Maio do Windows 10. No entanto, este problema também se observou no Windows 10 versão 1909. O mesmo entretanto com versões anteriores. Mesmo depois dos patches mais recentes.

Windows 10 ligação Internet

Entretanto o principal problema disto é que quando surge o erro da ligação à Internet na barra de tarefas algumas apps deixam de funcionar. Ou pelo menos, ficam offline. Assim, o site Windows Latest refere que isto está ligado ao indicador de estado da ligação à Internet que está na barra de tarefas.

Lembro que algumas aplicações como o Spotify e a Microsoft Store estão dependentes deste indicador. De facto, é o que usam para verificar a existência de conetividade.

Quando é que este problema começou?

Como referi acima não se sabe ao certo. O que sabemos também é que este serviço indica que o dispositivo não está ligado à Internet. Isto do nada e quando menos se espera.

Apesar deste bug continua a ser possível navegar com o Microsoft Edge ou o Firefox. De facto, parece que este problema só afeta apps da Microsoft Store.

Windows 10 ligação Internet

Felizmente, o Windows 10 recebeu uma correção para este bug que afetava os utilizadores há muitos meses.

Esta correção está na patch opcional para o Windows 10 e está confirmado que resolve este bug.

Para resolver o problema descarregue e instale o Windows 10 Build 19041.546. Está assim disponível para download na secção updates opcionais.

Depois de aplicação o patch, o Windows 10 altera o valor EnableActiveProbing no registo do Windows para 1. Ou seja, problema resolvido. É assim um grande alívio para muitos utilizadores!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também