Verão – É provável que não esteja a usar bem o seu protetor solar!

Algumas pessoas adoram o cheiro de protetor solar! Isto porque, fá-las recordar momentos inesquecíveis que viveram nos anos anteriores ou até mesmo a sensação da areia e do mar!

Dito isto, cheiros e memórias à parte, o protetor solar é uma maravilha científica. Um simples produto que pode, se bem usado, prevenir sérios danos na pele.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Contudo, um novo estudo está a alertar para o uso insuficiente de protetor solar! Recentemente, foi publicado na Acta Dermato-Venereologica um artigo que relatava que recebemos menos da metade da proteção necessária, provavelmente à volta de 40%. Isto, numa comum e normal aplicação feita na praia!


De forma a contextualizar, o protetor solar contém uma mistura de compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos refletem ou dispersam a radiação da pele. Enquanto, os inorgânicos absorvem a radiação, impedindo a pele de fazê-lo.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Existem três categorias de radiação UV:

  • UVA – Com capacidade de penetrar facilmente na pele. O UVA causa danos na pele, contribui para queimaduras solares e aumenta o risco do cancro de pele.
  • UVB – Os raios UVB provocam queimaduras solares e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do cancro de pele.
  • UVC – Frequentemente absorvido pela camada de ozono.

 A UVB é mais enérgica e mais prejudicial do que a UVA. Contudo, a UVA é a grande maioria de nossa exposição.


  •  “Como reconhecer os sinais de cancro de pele?” – clique aqui.

Mas afinal o que é o fator de proteção solar (FPS)?

Geralmente, refere-se à proteção contra o UVB! Isto porque, atualmente, não há análise padrão para medir a proteção UVA. Contudo, a Skin Cancer Foundation  aconselha que o utilizador procure “amplo espectro” no rótulo, o que significa que o creme/spray/loção protege contra a radiação UVA e UVB.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Um produto protector solar não pode ser utilizado para aumentar a exposição mas para reduzir a exposição!

SPF traduz a capacidade de proteção contra o eritema solar. Em suma, o número reflete o tempo de proteção caso a radiação UV provocasse dano.

Assim, FPS 30 significa que leva 30 vezes mais tempo para queimar do que se você não estivesse usando filtro solar.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Em suma, este novo estudo concluiu que estamos a usar o protetor solar incorretamente!

Resumidamente, a equipa do King’s College de Londres analisou o método de aplicação do filtro solar, concluindo que existem 2 problemas!

  • Primeiro, quando se usa protetor solar passa-se mais tempo ao Sol, ainda por cima, sem repetir a passagem de creme.
  • Segundo, comprovou-se que os testes de análise dos protetores solares são feitos com camadas relativamente espessas de creme, o que na realidade não acontece.

Assim, este estudo baseou-se numa simulação da exposição a UV em várias doses, equivalentes a diferentes tempos de exposição e ainda na aplicação de diferentes espessuras de protetor solar.

Tal como esperado, houve muito mais dano na pele desprotegida! Mesmo quando a dose UV era muito baixa! Pelo contrário, observou-se que quanto mais espessa a camada de proteção solar, mais protegida a pele estava.

Concluiu-se que as avaliações SPF são baseadas na aplicação de uma camada grossa de protetor solar. O que, claramente, não é o que acontece nas nossas praias!

Portanto aplicamos, em média, apenas 40% do necessário para nos proteger! Tal como a experiência cientifica indica, a aplicação de uma ligeira camada de protetor aumenta em muito o dano da pele, aumentando o risco de cancro!

Dito isto, é sugerido que coloque de lado o FPS 20, 15, 6, etc..  e dê preferência a uma utilização frequente com FPS de pelo menos 30!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observa que a incidência dos diversos tipos de cancro de pele tem aumentando nas últimas décadas. Não se junte a esta tendência e proteja-se!

Fonte: 1

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Joana Morais
Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também