Inicio Ciência Verão - É provável que não esteja a usar bem o seu...

Verão – É provável que não esteja a usar bem o seu protetor solar!

Algumas pessoas adoram o cheiro de protetor solar! Isto porque, fá-las recordar momentos inesquecíveis que viveram nos anos anteriores ou até mesmo a sensação da areia e do mar!

Dito isto, cheiros e memórias à parte, o protetor solar é uma maravilha científica. Um simples produto que pode, se bem usado, prevenir sérios danos na pele.

protetor solar

Contudo, um novo estudo está a alertar para o uso insuficiente de protetor solar! Recentemente, foi publicado na Acta Dermato-Venereologica um artigo que relatava que recebemos menos da metade da proteção necessária, provavelmente à volta de 40%. Isto, numa comum e normal aplicação feita na praia!


De forma a contextualizar, o protetor solar contém uma mistura de compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos refletem ou dispersam a radiação da pele. Enquanto, os inorgânicos absorvem a radiação, impedindo a pele de fazê-lo.

protetor solar

Existem três categorias de radiação UV:

  • UVA – Com capacidade de penetrar facilmente na pele. O UVA causa danos na pele, contribui para queimaduras solares e aumenta o risco do cancro de pele.
  • UVB – Os raios UVB provocam queimaduras solares e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do cancro de pele.
  • UVC – Frequentemente absorvido pela camada de ozono.

 A UVB é mais enérgica e mais prejudicial do que a UVA. Contudo, a UVA é a grande maioria de nossa exposição.


  •  “Como reconhecer os sinais de cancro de pele?” – clique aqui.

Mas afinal o que é o fator de proteção solar (FPS)?

Geralmente, refere-se à proteção contra o UVB! Isto porque, atualmente, não há análise padrão para medir a proteção UVA. Contudo, a Skin Cancer Foundation  aconselha que o utilizador procure “amplo espectro” no rótulo, o que significa que o creme/spray/loção protege contra a radiação UVA e UVB.

protetor solar

Um produto protector solar não pode ser utilizado para aumentar a exposição mas para reduzir a exposição!

SPF traduz a capacidade de proteção contra o eritema solar. Em suma, o número reflete o tempo de proteção caso a radiação UV provocasse dano.

Assim, FPS 30 significa que leva 30 vezes mais tempo para queimar do que se você não estivesse usando filtro solar.

protetor solar

Em suma, este novo estudo concluiu que estamos a usar o protetor solar incorretamente!

Resumidamente, a equipa do King’s College de Londres analisou o método de aplicação do filtro solar, concluindo que existem 2 problemas!

  • Primeiro, quando se usa protetor solar passa-se mais tempo ao Sol, ainda por cima, sem repetir a passagem de creme.
  • Segundo, comprovou-se que os testes de análise dos protetores solares são feitos com camadas relativamente espessas de creme, o que na realidade não acontece.

Assim, este estudo baseou-se numa simulação da exposição a UV em várias doses, equivalentes a diferentes tempos de exposição e ainda na aplicação de diferentes espessuras de protetor solar.

Tal como esperado, houve muito mais dano na pele desprotegida! Mesmo quando a dose UV era muito baixa! Pelo contrário, observou-se que quanto mais espessa a camada de proteção solar, mais protegida a pele estava.

Concluiu-se que as avaliações SPF são baseadas na aplicação de uma camada grossa de protetor solar. O que, claramente, não é o que acontece nas nossas praias!

Portanto aplicamos, em média, apenas 40% do necessário para nos proteger! Tal como a experiência cientifica indica, a aplicação de uma ligeira camada de protetor aumenta em muito o dano da pele, aumentando o risco de cancro!

Dito isto, é sugerido que coloque de lado o FPS 20, 15, 6, etc..  e dê preferência a uma utilização frequente com FPS de pelo menos 30!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observa que a incidência dos diversos tipos de cancro de pele tem aumentando nas últimas décadas. Não se junte a esta tendência e proteja-se!

Fonte: 1 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Facebook prepara mini-rede social para vizinhos!

O Facebook está sempre a pensar em novidades. Isto como forma de manter os utilizadores bem-dispostos. Dito isto, quando achamos que já tinhamos visto...

NVIDIA está mesmo com medo da AMD! Nova placa a caminho!

Ao que tudo indica, a NVIDIA está prestes a por o seu plano B em prática, muito provavelmente com medo daquilo que a AMD...

(Mini-Review) Galaxy S20 FE – Uma grande (e boa) surpresa!

  (Mini-Review) Galaxy S20 FE: As fabricantes de smartphones estão inegavelmente a apostar cada vez mais nas gamas médias do mercado. Afinal, com os preços...

O Ryzen 5600X é o processador mais rápido em single-thread

Desde 2017 que a AMD anda a melhorar a sua arquitetura Zen que tem dado origem aos processadores Ryzen, Threadripper e EPYC. Dito isto,...

A nova placa da AMD é superior (e mais barata) que a RTX 3080!?

Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar o lançamento das suas novas placas gráficas para um grandioso evento no dia 28...