Verão – É provável que não esteja a usar bem o seu protetor solar!

Algumas pessoas adoram o cheiro de protetor solar! Isto porque, fá-las recordar momentos inesquecíveis que viveram nos anos anteriores ou até mesmo a sensação da areia e do mar!

Dito isto, cheiros e memórias à parte, o protetor solar é uma maravilha científica. Um simples produto que pode, se bem usado, prevenir sérios danos na pele.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Contudo, um novo estudo está a alertar para o uso insuficiente de protetor solar! Recentemente, foi publicado na Acta Dermato-Venereologica um artigo que relatava que recebemos menos da metade da proteção necessária, provavelmente à volta de 40%. Isto, numa comum e normal aplicação feita na praia!


De forma a contextualizar, o protetor solar contém uma mistura de compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos refletem ou dispersam a radiação da pele. Enquanto, os inorgânicos absorvem a radiação, impedindo a pele de fazê-lo.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Existem três categorias de radiação UV:

  • UVA – Com capacidade de penetrar facilmente na pele. O UVA causa danos na pele, contribui para queimaduras solares e aumenta o risco do cancro de pele.
  • UVB – Os raios UVB provocam queimaduras solares e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do cancro de pele.
  • UVC – Frequentemente absorvido pela camada de ozono.

 A UVB é mais enérgica e mais prejudicial do que a UVA. Contudo, a UVA é a grande maioria de nossa exposição.


  •  “Como reconhecer os sinais de cancro de pele?” – clique aqui.

Mas afinal o que é o fator de proteção solar (FPS)?

Geralmente, refere-se à proteção contra o UVB! Isto porque, atualmente, não há análise padrão para medir a proteção UVA. Contudo, a Skin Cancer Foundation  aconselha que o utilizador procure “amplo espectro” no rótulo, o que significa que o creme/spray/loção protege contra a radiação UVA e UVB.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Um produto protector solar não pode ser utilizado para aumentar a exposição mas para reduzir a exposição!

SPF traduz a capacidade de proteção contra o eritema solar. Em suma, o número reflete o tempo de proteção caso a radiação UV provocasse dano.

Assim, FPS 30 significa que leva 30 vezes mais tempo para queimar do que se você não estivesse usando filtro solar.

PROTETOR SOLAR, , sfp, radiações uv

Em suma, este novo estudo concluiu que estamos a usar o protetor solar incorretamente!

Resumidamente, a equipa do King’s College de Londres analisou o método de aplicação do filtro solar, concluindo que existem 2 problemas!

  • Primeiro, quando se usa protetor solar passa-se mais tempo ao Sol, ainda por cima, sem repetir a passagem de creme.
  • Segundo, comprovou-se que os testes de análise dos protetores solares são feitos com camadas relativamente espessas de creme, o que na realidade não acontece.

Assim, este estudo baseou-se numa simulação da exposição a UV em várias doses, equivalentes a diferentes tempos de exposição e ainda na aplicação de diferentes espessuras de protetor solar.

Tal como esperado, houve muito mais dano na pele desprotegida! Mesmo quando a dose UV era muito baixa! Pelo contrário, observou-se que quanto mais espessa a camada de proteção solar, mais protegida a pele estava.

Concluiu-se que as avaliações SPF são baseadas na aplicação de uma camada grossa de protetor solar. O que, claramente, não é o que acontece nas nossas praias!

Portanto aplicamos, em média, apenas 40% do necessário para nos proteger! Tal como a experiência cientifica indica, a aplicação de uma ligeira camada de protetor aumenta em muito o dano da pele, aumentando o risco de cancro!

Dito isto, é sugerido que coloque de lado o FPS 20, 15, 6, etc..  e dê preferência a uma utilização frequente com FPS de pelo menos 30!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observa que a incidência dos diversos tipos de cancro de pele tem aumentando nas últimas décadas. Não se junte a esta tendência e proteja-se!

Fonte: 1

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!