Inicio Especiais Verão - Como reconhecer os sinais de cancro de pele?

Verão – Como reconhecer os sinais de cancro de pele?

A pele é um órgão, como tantos outros, constituída por células com um ciclo celular específico! Sendo susceptível a perturbação quando exposto a agentes carcinogênicos ambientais, nomeadamente às radiações U.V.

O perigo da radiação U.V. depende do tipo e tempo de exposição!

cancro

Dito isto, em determinadas condições podem estimular o crescimento exagerado das células da epiderme (hiperplasia) e originar mutações no ADN.  Caso as células mutadas se multipliquem  descontroladamente, levará a uma lesão maligna localizada (in situ) que, gradualmente, vai aumentar de volume, originando um tumor (neoplasia).

Existem ainda 3 diferentes tipos de cancro de pele que se podem dividir em ‘não-melanoma’ e ‘melanoma’.

cancro

O carcinoma basocelular e espinocelular, são os dois tipos de cancro mais frequentes, menos graves e mais fáceis de serem curados!

Contudo, o carcinoma espinocelular quando diagnosticado numa fase avançada, em certos casos pode espalhar-se para outros órgãos do corpo. Em suma, definitivamente que o melanoma é o mais letal e a lesão realmente preocupante!

ABCD do melanoma, sistema de auxílio no diagnóstico:

cancro
http://gastroederme.com.br/gd/?p=200

Para identificar sinais que possam indicar o desenvolvimento do cancro mais letal – ‘melanoma’- foi criada a regra ABCD.

  • A – Assimetria da lesão
  • B – Borda irregular
  • C – Cor: se o sinal, pinta ou mancha tem diferentes cores
  • D – Diâmetro: se o sinal, pinta ou mancha têm um diâmetro maior que 6 mm.

Assim sendo, os sinais de alarme são:

  • Sinal pré-existente que muda de cor, tamanho ou forma ou que começa a sangrar;
  • Aparecimento de feridas, que curam muito lentamente;
  • Sinal que se torne anormalmente grande;
  • “Bolhas de sangue” que apareçam sob as unhas e que não tenham resultado de uma agressão;
  • Aparecimento de um sinal novo, principalmente após os quarenta anos, que apresente uma forma irregular ou uma cor anormal;
  • Aparecimento de comichão ou ardor num sinal pré-existente.

Tudo isto pode ser observado em casa de modo a ajudar na identificações de lesões malignas… Mas deve ser efectuado sem ansiedade!

Deve observar-se sinais, pintas ou manchas em todo o corpo, especialmente nas costas, atrás das orelhas, cabeça e também na planta dos pés, cerca de 1 a 2 vezes por ano.

Pode eventualmente utilizar-se um espelho ou mesmo pedir ajuda a alguém para tirar fotografias de modo a ter informação da evolução dos sinais ao longo do tempo.

Assim, quando se tem alguma mancha, pinta ou sinal com as características anteriormente referidas é recomendado marcar consulta no dermatologista.

Contudo, o diagnóstico de cancro da pele deve sempre ser concluído por um médico!

Fonte 1, 2 , 3 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...

SmartThings Find: nunca mais vai perder nada da Samsung!

A Samsung lançou uma grande novidade chamada SmartThings Find. É um novo serviço que usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) e Bluetooth de baixa...

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...