Sony PlayStation 5 – Tudo o que sabemos até agora! (Atualizado)

Como já deve saber, a Sony não vai comparecer na E3 2019, e por isso, é muito provável que a PlayStation 5 só chegue ao mercado em 2020… Mas mesmo assim, vamos juntar todos os rumores de fontes fidedignas, e perceber afinal o que vem aí… E quando é que vem aí!

A PlayStation 5 irá ser supostamente a consola de nova geração da Sony, sucessora da PS4 e PS4 pro, sendo poderosa o suficiente para fazer 4K/60FPS em todo e qualquer jogo.

Dito isto, vamos ver os rumores que têm chegado à Internet nas últimas semanas

Especificações

Sony PlayStation 5

A PlayStation 5 deverá contar com um SoC produzido pela AMD, constituído por CPU Ryzen de 8 núcleos, bem como um GPU Navi, que ainda não conhecemos as especificações. É preciso salientar que a arquitectura AMD Radeon ‘Navi‘, foi desenhada a pensar exclusivamente nas novas consolas, por isso deverá ser extremamente poderosa e eficiente na utilização de recursos.

Em paralelo, deverá contar com um leitor BDXL, de modo a suportar a nova geração de discos Blu-Ray XL, que conseguem armazenar 128GB.

(Atualização) – Na semana passada, um utilizador da rede social Twitter, fez uma publicação onde partilha com todo o mundo, o código fonte de um chip personalizado da AMD… Que pelos vistos irá ser utilizado na PlayStation 5!

O nome de código “2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9″ deste chip AMD, não revela qualquer informação por si só, mas se tiver um olho um pouco mais treinador, é possível retirar alguma informação bastante interessante… Ora veja:

Assim, este leak indica que as especificações da PlayStation 5 são as seguintes:

  • CPU com oito núcleos de processamento físicos (16 threads?) com uma frequência ‘Boost’ de 3.2GHz
  • Arquitetura AMD Zen 2 para o CPU
  • Arquitetura Navi 10Lite para o GPU

Saiba mais aqui.

Preço

A nova consola da Sony deverá chegar ao mercado com um preço bastante razoável de 500$!

Nota do Redator – Um preço bastante apelativo… se tivermos em conta que neste Black Friday gastei 349€ por uma PS4 Pro que está em fim de ciclo de vida.

Data de Lançamento

Vários rumores apontam para um lançamento entre Março de 2020, ou Novembro de 2020. No entanto, se tudo correr mal, a consola poderá chegar apenas em Março de 2021. Se a data de lançamento se manter em Março de 2020, é bastante provável que a consola seja anunciada durante o próximo ano, durante o evento PlayStation Experience.

DualShock 5

Sony PlayStation 5

Aparentemente, o comando também vai mudar significativamente! Além de algumas mudanças a nível de design, é possível que o comando venha a receber um ecrã ’touch’, bem como outras funcionalidades que deverão garantir uma maior involvência do jogador.

Suporte Nativo a Realidade Virtual

A nova PlayStation 5 deverá ser a melhor amiga da Realidade Virtual, com suporte nativo.

Jogar na ‘Cloud’

O futuro é na nuvem, e se por acaso tem uma internet super rápida, e odeia ter o seu disco rígido super cheio, é provavelmente um casamento feito no céu para si. Pois bem, a PS5 deverá ter um grande foco no Streaming.

Já existem vários kits de desenvolvimento da PlayStation 5 espalhados por vários estúdios

O ‘leaker’ RuthenticCookie, disse que várias grandes empresas como a Bethesda e EA já possuem kits de desenvolvimento da PS5, e até já estão a trabalhar em ‘ports’ ou em novos jogos exclusivos.

Jogos de lançamento – Já conhecemos alguns dos jogos de lançamento, onde podemos incluir:

Sony PlayStation 5

  • Death Stranding
  • The Last of Us 2
  • Ghost of Tshushima
  • Bethesda’s Starfield
  • Red Dead Redemption 2 PS5

Sim, tal e qual o que aconteceu com o GTA 5, Red Dead Redemption 2 também irá ser ‘portado’ para as consolas de nova geração, ao mesmo tempo que está a ser produzido para PC.

Call of Duty 2019

O novo Call of Duty pode muito bem vir a ser um dos primeiros jogos da PS5, afinal de contas, um dos anúncios de emprego da Infinity Ward mencionava ‘consolas de nova geração’.

Anthem

Este jogo deverá chegar à PS4, mas como está constantemente a ser adiado, é bem provável que saia para as duas consolas. Aliás, vários rumores afirmam que a EA está a testar o seu kit de desenvolvimento neste jogo.

God of War

Sony PlayStation 5

Depois do sucesso do último God of War na PS4, é bem provável que já existe um sucessor no forno para a PlayStation 5! Aliás, muito curiosamente, Koray Hagen até mandou algumas ‘pistas’ sobre o assunto, quase que o confirmando.

Treyarch e Bethesda

Tanto a Treyarch como a Bethesda andam a falar abertamente da PS5 nas suas mais recentes entrevistas… Esta abertura só pode significar uma coisa… A PlayStation 5 não está assim tão longe quanto isso!

Câmera incluída

Similarmente à Xbox One Original, a PS5 também deverá contar com uma câmera para detecção de movimentos. Curiosamente, a câmera poderá ficar no DualShock 5.

Novo Nome… PSV?

Em suma, a nova PlayStation, poderá ser chamada de PlayStation V em vez de PlayStation 5! Afinal de contas, V significa 5, mas pode significar também ‘Virtual’.

PlayStation Experience bombástico?

Sony PlayStation 5

O evento PlayStation Experience vai voltar depois de muito tempo fora do ‘ar’… Pois bem, qual seria a melhor maneira de voltar, senão com um anúncio bombástico? A PlayStation 5 é uma bomba suficientemente grande?

PS5 vai ser um tablet?

De acordo com o ‘Financial Times’, a Sony tem em cima da mesa a possibilidade de enredar pelo mesmo caminho da Nintendo e da sua Switch. Sinceramente, não me parece grande ideia, mas também poderá depender da implementação da ideia.

Retro-Compatibilidade

A Sony tem sido imensamente criticada nos últimos anos, por ter esquecido as suas antigas consolas, e por consequência um gigantesco leque de excelentes jogos… É verdade, que a empresa até já lançou o PS Now, como uma alternativa, mas não é a mesma coisa.

Visto que a nova consola, tem uma estrutura bastante parecida com a PS4! Portanto, como o hardware irá ser extremamente poderoso em comparação com as anteriores consolas como a PS3, PS2 e PS1… A emulação de jogos deverá ser bastante mais fácil.

Em suma, algo que a Sony até já experimentou fazer com a PSP e com a PS3 há alguns anos. (A PSP consegue correr jogos da PS1 sem grandes dificuldades.)


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte