Connect with us

Jogos

Jogos da PlayStation 5 poderão vir a utilizar os novos discos Blu-Ray XL

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A PlayStation 5 vai ser a consola de nova geração da Sony, que irá substituir as atuais PS4 e PS4 Pro. Dito isto, com o passar dos anos, começamos a ver cada vez mais a necessidade de mais armazenamento para os nossos jogos, não só no disco rígido da própria consola, mas também nos ‘CDs’ dos jogos propriamente ditos.

Felizmente, parece que a Sony já tem a coisa controlada! Visto que criou um novo disco Blu-Ray com 4 camadas, capaz de armazenar uns impressionantes 128GB.

Jogos da PlayStation 5

E pelos vistos, a PS5 vai mesmo utilizar este novo formato, denominado de BDXL.

Em suma, cada camada é capaz de armazenar 32Gb, por isso, com as 4 camadas será possível meter um jogo como o Red Dead Redemption 2 em apenas um disco.

Isto porque completamente descompactado, este jogo precisa de uns incríveis 149GB, enquanto que compactado ocupa mais de 90GB. (No disco)

Enquanto que isto são boas notícias, os jogos da PS5 podem vir a ser mais caros! Pois esta tecnologia é ainda muito recente, e por isso bastante mais dispendiosa.

A PlayStation 5 deverá chegar em 2019/2020, e tendo em conta a maneira como os jogos estão a aumentar de tamanho… Com toda a certeza que a PS5 irá necessitar deste Blu-Ray de 128GB.

O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Patente da Sony indica a existência de retro-compatibilidade na PS5!

Uma patente recentemente registada pela Sony, indica que a PS5 irá provavelmente contar com retro-compatibilidade com jogos PS4 e PS3!

Em suma, foram registadas duas patentes! Indicando que a Sony quer incluir novas tecnologias na PS5, tais como V-Sync e uma tecnologia a suportar a retro-compatibilidade entre consolas da marca.

Esta última, foi preenchida há algum tempo, mas só agora foi atualizada! Com o nome ‘Remastering by emulation’, vinda da Sony Interactive Entertainment America LLC.

Leia mais aqui.

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

7 Comentários

7 Comments

  1. Anderson Fernandes Pinto

    22 Outubro, 2018 at 2:00

    Desnecessário… Tem que investir em HDs maiores no console. Formas de envio de “pacotes” de dados para que não necessite baixar 100% do jogo… Imagine baixar inicialmente um pacote para a fase 1 a 3 do jogo… Qdo o jogador chegar ao final da fase 1 o jogo já começa a baixar a fase 4. Isso já economiza espaço no HD do console.

    • Nuno Miguel Oliveira

      Nuno Miguel Oliveira

      22 Outubro, 2018 at 2:10

      Um pouco como antigamente os jogos com 3 ou 4 CD’s? É uma ideia engraçada.

      No entanto, o futuro deverá ser o streaming total de jogos, acabando com a comercialização do tradicional CD, mas ainda estamos um bocadinho longe disso.

      • Gabriel

        22 Outubro, 2018 at 8:43

        Eu espero que streamibg nunca seja a unica opção. Além de eliminar a preservação de jogos, já que não vai haver forma de fazer backups, os jogos poderiam ser removidos do serviço à qualquer altura, isso sem falar das inúmeras zonas no mundo onde o serviço de internet não permite utilizar o streaming devido às péssimas velocidades.

        Eu iria prefsrir ter que ne levantar e ir trocar de discos do que ter que ficar pagando para jogar jogos single player e nubca nada ser realmente meu.

    • Wesley

      22 Outubro, 2018 at 8:50

      Sim, seria uma solução, mas os jogos vêm ficando cada vez mais pesados, usuários de mídia física têm de ter a melhor qualidade. e instalar um jogo com 2, 3 ou mais CDs levaria bem mais tempo que o normal, a idéia é boa, mas o Blu-ray XL, não é uma coisa desnecessária

  2. Velez

    22 Outubro, 2018 at 2:41

    Isso não passa de uma palhaçada com consumidor, a Sony teria que fazer jogos tipo em cartões SD. Aumentar a capacidade de armazenamento do console, essas coisas a Sony não faz. Se um jogo de ps4 já ė caro pra caramba aqui no Brasil, imagina quanto vai custar esses jogos nesse novo formato?

  3. Adilson Ramos da Silva

    22 Outubro, 2018 at 11:17

    Não sou expert em tecnologia mais acho que o blu-ray é uma mídia ultrapassada tendo em vista que um cartão SD chega a comportar 256 GB, além de ser bem mais compacto tem uma taxa de transferência de dados muito maior. Os desenvolvedores da próxima geração deveriam se atentar a esse fato, o Nintendo Swith por exemplo já traz o SD como mídia de jogos e é excelente.

  4. EDSON DE JESUS PINHEIRO

    22 Outubro, 2018 at 11:40

    Na minha opinião temos que parar de comprar estes console desta nova geração. Porque so tem aparelho são muito poucos os jogos bons tem jogo do super Nintendo que ainda eu não joguei, tendo uma biblioteca vasta de ótimos títulos não vejo vantagem em ter um console desse tem que ter jogos muito bons deve isso por compramos está merdas caras entao o mínimo é ter jogos tem jogo de 2d que são muito superiores ao atuais de hoje. Tinha um preocupação com a história era envolvente sentíamos na pele do personagem passando por aventura sem fim. Hoje o negócio é o dinheiro vender vender uma ganância sem fim vai.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android33 mins atrás

Versão mais económica do Vivo Y95 chega ao Geekbench

Na semana passada, o Vivo Y95 foi visto no Geekbench, aparecendo nesta plataforma com a designação “vivo vivo 1807”. Entretanto,...

Jogos1 hora atrás

Remake de Final Fantasy 7 – Ainda não há data de lançamento!

Os fãs andam a pedir um Remake de Final Fantasy 7 há anos! E a Sony sabe disso, não foi...

Hardware14 horas atrás

NVIDIA já está a investigar a causa dos defeitos das GeForce RTX

No fim do mês passado, chegaram à Internet um grande número de queixas, de consumidores com uma placa gráfica NVIDIA...

Android15 horas atrás

LG G7 One recebe o Android Pie à frente de todos os modelos

A LG não é propriamente a marca mais rápida no que diz respeito ao lançamento de atualizações para smartphones. Isto...

Apple15 horas atrás

Oops!?…Apple iPad Pro, o primeiro tablet dobrável do mercado?

Um novo vídeo do famoso YouTuber JerryRigEverything mostra que o novo Apple iPad Pro, além de extremamente poderoso, parece feito...

Android16 horas atrás

Huawei P Smart 2019: Especificações interessantes por 199 Euros

A Huawei tem um novo smartphone a caminho da Europa e também da América do Norte. Este dispositivo surge com...

Hardware17 horas atrás

GTX 2060 – Placa adiada devido ao excesso de stock da GTX 1060

NVIDIA GTX 2060 – Está à espera da nova placa gráfica de média gama da NVIDIA, baseada na arquitetura Turing...

Música, Cinema e TV17 horas atrás

Saudades de Dragon Ball Super? Nada temam, há mais a caminho!

O anime de Dragon Ball Super terminou há alguns meses, e desde aí que muitos fãs estão na dúvida se...