Oops!? Atualização de Outubro do Windows 10 tem outro problema!

Windows 10

A Microsoft tem passado a grande maioria do mês de Outubro, a tentar corrigir todos os problemas da sua última atualização… De Outubro. Contudo, parece que existe mais um problema para acrescentar à lista.

Afinal de contas, os problemas eram tão graves, que a Microsoft até se viu obrigada a interromper a atualização! Devido ao desaparecimento de alguns ficheiros nas máquinas dos utilizadores.

Dito isto, enquanto que a empresa lançou algumas atualizações cumulativas para ajudar quem já tinha instalado a atualização versão 1809 do Windows 10… Parece que existe um outro problema no Gestor de Ficheiros do Windows 10.

Apareceu outro bug relacionado com a perda de dados na atualização de Outubro do Windows 10!

Vários utilizadores estão agora a reportar que o Windows 10 1809 deixou de avisar os utilizadores quando existem conflitos na gestão de arquivos.

Por exemplo, quando extrai ficheiros de um arquivo .zip, o Sistema Operativo não consegue extrair todo o conteúdo se existir um outro ficheiro com o mesmo nome, na mesma localização.

Em suma, isto significa que o utilizador acaba por não conseguir interagir com a situação, não conseguindo mudar o nome, ou mudar a localização do ficheiro que pretende extrair.

Atualização de Outubro do Windows

Um utilizador do Reddit explicou a situação:

“Reparei que cada vez que retirava algo de um ficheiro .zip. A caixa de dialogo ‘Deseja substituir este ficheiro?’, nunca apareceu, simplesmente faz a acção.

Re-instalei o Windows e o problema persiste! Além disso, é exclusivo da atualização de Outubro. Um bug bastante problemático, no caso de substituir um ficheiro que não queria, ficando sem maneira de o recuperar.”

Outro utilizador menciona que isto também acontece, quando a operação falha. (Não substitui os ficheiros, e não avisa o utilizador.)

Em síntese, ou os ficheiros são substituídos, significando que os originais são perdidos. Ou a operação falha na sua totalidade, sem que o utilizador saiba o que está a acontecer.

Em paralelo, se o utilizador depois apaga o ficheiro .zip, a pensar que a operação está completa, temos outro caso de perda de dados…

Aparentemente, a Microsoft já sabe do problema, e já está a trabalhar na sua correção! Entretanto, utilize programas de extração de terceiros, para não ter de lidar com perda de dados.

Na realidade, este problema pode não ser tão sério como o ‘bug’ da remoção de ficheiros. Mas mais uma vez levanta a questão… Como é que uma empresa como a Microsoft, lança uma atualização destas sem testar a 100% todas as suas funcionalidades?

Fonte