Como referimos na Leak, vários utilizadores relataram a perda de ficheiros, documentos e programas após a instalação da atualização de Outubro do Windows 10 com a versão 1809. Embora isto não tenha acontecido com todos e pudesse ser evitado caso existisse uma cópia de segurança, o problema é sério. A Microsoft confirmou que a empresa está a investigar ativamente o problema.

No entanto se é um utilizador do Windows 10 e está no lote de quem sofreu esta perda de ficheiros, temos boas notícias. Como o processo de atualização apenas excluiu e não moveu os ficheiros, eles são facilmente recuperáveis ​​através de uma ferramenta de recuperação. Alguns utilizadores já relataram que através do Recuva foi possível reverter a situação com sucesso e recuperar todos os dados.

A versão gratuita do Recuva pode ser descarregada aqui e pode recuperar rapidamente os seus ficheiros. Claro que também pode utilizar qualquer outra ferramenta de recuperação para o processo.

A nova estratégia de atualização do Windows 10 está a ser complicada

A Microsoft adotou uma nova abordagem no lançamento desta atualização de Outubro. Embora a empresa tivesse afirmado que o lançamento mais amplo iria começar na próxima semana, no dia 9 de outubro, todos os utilizadores que desejassem ter acesso à versão mais recente poderiam simplesmente carregar num Botão no Windows Update para instalarem a versão mais recente.

Isto é completamente diferentes das atualizações anteriores. É que o gigante de Redmond só disponibiliza as novas versões para alguns dispositivos selecionados, geralmente os mais recentes.

Embora as últimas atualizações também tivessem, por vezes, os seus próprios problemas, pelo menos não estavam disponíveis para o público em geral.

A atualização já não está disponível

A Microsoft removeu a Atualização do Windows 10 v1809 de outubro de 2018 da página de downloads. Isto é algo fora do vulgar, uma vez que foi feito de repente e sem a emissão de nenhum alerta.

Quando acede à página da Microsoft que anteriormente permitia o download da Atualização do Windows 10 de outubro de 2018, ela mostra o botão “Atualizar agora” para a Atualização de abril de 2018.

Lembramos que a Microsoft começou a lançar a atualização de Outubro do Windows 10 no início desta semana, permitindo que os utilizadores da Nvidia RTX finalmente utilizem o novo sistema Ray Tracing. Na prática é uma nova técnica de renderização que assegura resultados muito mais realistas.

Entretanto e a propósito da remoção, a Microsoft já adicionou um aviso a esta página de download. Eis o que diz: “Interrompemos o lançamento da Atualização do Windows 10 de outubro de 2018 (versão 1809) para todos os utilizadores, à medida que investigamos relatórios isolados de utilizadores que perderam alguns ficheiros após a atualização. Forneceremos uma atualização quando retomarmos a atualização do Windows 10 de outubro de 2018 para os clientes.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.