Atualização de Outubro do Windows 10 traz problemas de som

Windows 10

A vida não está fácil para a Microsoft… Depois dos problemas com o ‘desaparecimento’ de ficheiros, e de algumas apps UWP não conseguirem aceder à Internet… Eis que a atualização de Outubro agora também introduz alguns problemas de áudio.

Faz um pouco de confusão, como é que uma empresa como a Microsoft, com anos de experiências, testes internos, e programas de testes Beta abertos… Tenha, inesperadamente, tantas dificuldades com uma simples atualização.

Windows 10 traz problemas de som

Pois bem, agora, alguns utilizadores recorreram ao Twitter e Reddit para contar as suas experiências com o áudio das suas máquinas…


“Acabei de notar, que não tenho qualquer áudio no meu PC. Não tenho qualquer som a vir das colunas dedicadas, ou das colunas do monitor.

Afinal de contas, Eu já sabia que alguns utilizadores estavam com problemas com certos dispositivos a partir da atualização 1809… Mas neste caso não é um ou dispositivos de som, não tenho mesmo qualquer som no PC.

Tentei reiniciar, tentei instalar as drivers de som.”

Publicação original aqui.


Outro utilizador foi ao Twitter dizer:

“Olá @Microsoft… Acabei de atualizar o Windows 10 para a mais recente atualização, e agora fiquei sem áudio. Existe alguma maneira de o recuperar? (Preciso mesmo de som no meu portátil, tanto eu como o meu pai já não sabemos o que fazer a fim de o recuperar…) Obrigado!”


A Microsoft já veio a público falar sobre os problemas, culpando uma atualização para o controlador de Áudio Intel. A Driver afectada é a versão 9.21.0.3755!

A empresa aconselha desinstalar a driver em questão, seguindo este guia.

Atualização de Outubro do Windows 10 – Veja as principais novidades!

A Microsoft já começou a enviar a atualização de Outubro do Windows 10 para as máquinas dos seus utilizadores! (versão 1809)

Esta atualização introduz várias melhorias à interface de utilizador do Sistema Operativo, expande as funcionalidades da ‘Linha Cronológica’ (Timeline). E além de tudo isto, ainda traz uma enorme vaga de pequenas melhorias na performance do Windows 10 que irão com toda a certeza meter um sorriso na cara dos entusiastas e jogadores de PC.

Estas incluem, a última atualização do DirectX que implementa a API DirectX Ray-Tracing (DXR). A última versão do WDDM, e gestor de standards HRD nativo, através das definições de ecrã!

Em suma, para começar o download, e posteriormente a atualização, vá às definições do Windows e veja se tem alguma atualização pendente.

Saiba mais aqui.