Patente da Sony indica a existência de retro-compatibilidade na PS5!

Uma patente recentemente registada pela Sony, indica que a PS5 irá provavelmente contar com retro-compatibilidade com jogos PS4 e PS3!

Em suma, foram registadas duas patentes, indicando que a Sony quer incluir novas tecnologias na PS5, tais como V-Sync e uma tecnologia a suportar a retro-compatibilidade entre consolas da marca.

Esta última, foi preenchida há algum tempo, mas só agora foi atualizada! Com o nome ‘Remastering by emulation’, vinda da Sony Interactive Entertainment America LLC.


Patente:

“Cada ativo, como uma textura solicitada por software ‘legacy’, tal como um jogo antigo, tem um identificador exclusivo associado. O identificador único pode ser renderizado com um hash. E de seguida, armazenado com o seu identificador numa estrutura de dados.

Um artista faz re-master das texturas para apresentação numa resolução mais alta do que a prevista no software original. Armazenando-as na estrutura de dados com seus IDs únicos. O software original é então reproduzido, com chamadas a ativos (como texturas) sendo interceptadas, identificadas. E a estrutura de dados acedida para recuperar o ativo re-mastered com um ID correspondente.

O ativo re-mastered é então inserido na apresentação do jogo.”


Esta patente de texturas foi aprovada recentemente, com o nome ‘Video Frame Rate Compensation Through Adjustment of Vertical Blanking’.

na PS5

Que irá permitir à Sony combinar o seu hardware e software para alcançar taxas de FPS mais altas. Similarmente, o ‘velhinho’ V-Sync, também será uma excelente adição ao mundo das consolas. (Apesar de já estar disponível no PC há muitos anos, será muito bom ver os jogos da PS5 a correrem de forma mais fluida.)

Dito tudo isto, é preciso ter em conta que este tipo de patentes é registada todos os dias na indústria! Ou seja, não significa que irá ser uma funcionalidade presente na próxima consola da Sony, mas sim que é algo que está em testes nos laboratórios da empresa.

Afinal de contas, a Microsoft está a fazer um trabalho bastante mais positivo no suporte a jogos antigos, do que a Sony. Com esta patente, a Sony parece ter percebido que está um pouco atrasada neste aspeto, e por isso, já está a planear uma solução com a PS5.

Em suma, é uma excelente notícias para todos os jogadores!

Além disto, alguns rumores mencionam que a PS5 irá trazer grandes mudanças à PS5, e que irá suportar ‘Cross-Play‘ assim que chegar ao mercado.

Fonte