Foi com muita expectativa que o mundo assistiu ao lançamento do primeiro smartphone dobrável da Samsung. Era um equipamento muito aguardado e de que já se tinha falado muito. De facto, o Samsung Galaxy Fold foi o primeiro do género para o gigante coreano e como qualquer gadget que se preze, há sempre coisas que terão de ser resolvidas numa primeira versão. Dito isto, o novo Galaxy Fold foi enviado a alguns jornalistas e segundo eles a qualidade da construção é altamente questionável.
Galaxy Fold: quem já o utilizou durante algum tempo queixa-se que ele deixou de funcionar!
Mark Gurman que trabalha para a conhecida agência de notícias Bloomberg, afirmou que o seu smartphone partiu-se por completo e já não pode ser utilizado. Por outro lado, Dieter Bohn um jornalista do The Verge que normalmente seguimos com bastante interesse detetou uma pequena protuberância numa dobradiça defeituosa. Ao mesmo tempo Steve Kovach da CNBC também afirmou que o ecrã do seu dispositivo começou a piscar.
O jornalista Mark Gurman afirma que o ecrã do Galaxy Fold deixou de funcionar quando ele tirou a película protetora. Entretanto a Samsung já lhe disse que vai enviar um smartphone de substituição.
Já o YouTuber Marques Brownlee (MKBHD) também teve o mesmo problema. Isto depois de ter removido a película. Bem, como imaginam a película protetora não deve ser removida. A Samsung afirma o mesmo.
O que importa é que a Samsung foi rápida a responder e num comunicado já disse que vai inspecionar pessoalmente todas as essas unidades para determinar a causa do problema.
Vamos agora relembrar algumas das especificações.
O Samsung Galaxy Fold desdobra-se como um livro!
Tem um chassis de metal à volta das molduras externas e uma parte dobrável no meio. Entretanto ele funciona como um smartphone quando está fechado graças a um ecrã externo de 4,6 polegadas. Depois altera para modo tablet quando é desdobrado graças ao ecrã Infinity-Flex de 7,3 polegadas.
A Samsung afirma que desenvolveu a dobradiça e o ecrã Infinity-Flex para lidar com centenas de milhares de dobras e desdobramentos. Neste momento e talvez devido a questões técnicas, infelizmente não é o que está a acontecer. Ainda assim, são tudo coisas que se podem resolver.
O ecrã interno é ideal para o multitasking. Importa salientar que cada painel funciona em separado. No entanto também podem trabalhar juntos. Para assegurar a produtividade, os utilizadores podem alterar entre ecrãs sem pararem o que estão a fazer. O software passa do ecrã pequeno para o ecrã grande sem interrupções.
Ao nível da multitarefa, os utilizadores podem arrastar aplicações entre as janelas.
Vamos agora falar de resolução. O ecrã mais pequeno do Samsung Galaxy Fold que está na parte exterior tem uma resolução de 840×1960 pixéis. Entretanto, o interior tem 1536×2152 pixeis. Ambos têm uma densidade de 420 dpi, o que é algo elevado para um tablet.
O Samsung Galaxy Fold tem um processador de 7nm e 12GB de RAM.
Tem memória flash 3.0, o que significa que é muito mais rápida do que as versões anteriores. Entretanto, o Galaxy Fold tem duas baterias que totalizam 4.380mAh. Uma de cada lado do smartphone. A Samsung não forneceu detalhes relativamente à duração da bateria.
Este smartphone tem seis câmaras no total!
Dito isto, são três na parte traseira, uma na frente e duas na parte interior. Um aspecto importante é que é sempre possível capturar uma imagem, independentemente do que estiver a fazer. Entretanto na parte lateral está localizado o sensor de impressões digitais.
Vamos agora olhar para as configurações da câmara tripla principal. Assim, temos um sensor de 16 megapixéis e outros dois com 12 megapixéis. Um destes últimos tem abertura variável entre os f/1.5 e f/2.4.
No modo tablet do Samsung Galaxy Fold existe uma câmara dupla para selfies. A principal tem 10 megapixéis e um abertura f/2.2. A outra tem 8 megapixéis e uma abertura f/1.9. Entretanto quando dobrado, ainda existe uma câmara de 10 megapixéis e abertura f/2.2.
Este equipamento está disponível em quatro cores, incluindo Cosmo Black, Silver Space, Martian Green e Astro Blue.
A Samsung diz que o Galaxy Fold começa a ser vendido na Europa a 3 de Maio. Nos Estados Unidos chega a 26 de Abril. Este smartphone virá nas versões 4G LTE e 5G. A variante LTE terá um preço a partir dos 2000 Euros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!