Hoje é sexta-feira, por isso, de forma a apanhar aquele “hype” das mexidas de preço, ontem vimos um inundar de notícias de que a Galp ia oferecer um desconto de até 40 cêntimos por litro. Um negócio absurdo à primeira vista claro, mas… Como é normal nestes campanhas, é nos detalhes que tudo se esconde. O desconto existe, mas a forma como ele aparece é importante.
Aliás, na Galp, este desconto não é imediato. É saldo para usar depois.
O desconto existe? Sim… Vá… Mais ou menos.
A campanha da Galp promete 20 cêntimos por litro para quem usar a app Mundo Galp, podendo chegar aos 30 ou até 40 cêntimos se houver acumulação com outras parcerias (Continente e NOS), a partir do modelo “Combina”.
O problema aqui é que o desconto não entra logo na conta do primeiro abastecimento. Ou seja, pagas o valor total no momento, e só depois recebes saldo para usar no abastecimento seguinte. No fim do dia, não é bem um desconto. É uma forma de te fidelizar ao ecossistema.
No fundo, não é muito diferente daquilo que já existia com a Galp e o Continente, o LIDL e a Repsol, ou claro, a BP e o Pingo Doce. Se usares tudo dentro do mesmo ecossistema, vais ganhando descontos para usar nas lojas do mesmo “dono”.
É aqui que eles te apaham.
Com contas simples, se abasteceres apenas duas vezes durante o período da campanha, os tais 20 cêntimos transformam-se, na prática, num desconto muito menos apelativo. Afinal de contas, no primeiro abastecimento pagas o preço normal, e só no segundo é que recuperas parte do valor.
As letras garrafais continuam a gritar 20, 30 ou 40 cêntimos, mas a tua média final por litro pode ficar muito mais perto de metade disso.
É a velha diferença entre o desconto anunciado e a poupança real.
Os 40 cêntimos existem?
A parte dos 40 cêntimos por litro também merece contexto. Sim, esse valor pode existir. Mas não é para toda a gente. Exige acumulação de condições, nomeadamente integração com outros serviços e programas parceiros.
Ou seja, não basta aparecer na Galp, meter combustível e sair de lá a pagar menos 40 cêntimos por litro. Era bom, mas ninguém dá nada a ninguém. Tens de estar dentro do ecossistema certo, com os cartões certos, a app certa, e acima de tudo disposto a continuar preso à marca por mais algum tempo.
Vale a pena? Quanto mais abasteceres, mais sentido isto pode fazer
Para quem abastece várias vezes no espaço de um mês, a campanha pode começar a ficar mais interessante. Porque o saldo vai sendo reaproveitado e a média final pode aproximar-se mais da promessa inicial.
Depende sempre do teu tipo de uso.
Mas, há mais descontos em outros “ecossistemas”. Por isso, talvez seja boa ideia fazer algumas contas.









