Samsung confirmou que o S10 irá usar a mesma tecnologia do iPhone XS


Por em

A Samsung anunciou recentemente que começou a produção de chips EUV 7nm LPP, que é no fundo uma maneira bastante complexa de dizer que os chips de 7nm irão estar prontos a tempo para o lançamento do Galaxy S10 no próximo ano.

Pois bem, se 7nm lhe soa familiar, é porque é a mais recente novidade do mercado! A Apple já lançou os novos iPhone XS e XR com um processador de 7nm, bem como a Huawei na passada terça feira com os Mate 20.



Mas afinal, o que é que EUV 7nm LPP significa?

É o diminutivo de “7-nanometer (nm) LPP (Low Power Plus) with extreme ultraviolet (EUV) lithography“.

Mas o que é realmente importante no meio disto tudo… É que estes chips de 7nm são mais rápidos e mais eficientes que os chips de 10 nm que se encontram na grande maioria de smartphones topo de gama do momento!

EUV 7nm S10

O que é também bastante interessante, é que com a tecnologia EUV, os custos de produção irão ser significativamente mais baixos:

“Em comparação ao processo de 10nm FinFET, a tecnologia 7LPP da Samsung, não só irá diminuir a complexidade do processo. Ao utilizar menos camadas e assim conseguindo maiores ‘yields’. Além disso, irá ainda trazer um aumento na eficiência da área usada à volta dos 40%. Bem um aumento de 20% na performance e 50% no consumo de energia.”

Infelizmente, a Samsung não menciona o nome do chip Exynos de 7nm que irá usar no Galaxy S10.

Dito isto, de forma bastante curiosa, a TSMC anunciou há alguns dias, que irá também avançar com os seus próprios planos para a tecnologia 7nm EUV.

TSMC… Que é primordialmente, a maior rival da Samsung neste espaço! E também, o fornecedor principal de chips para a Apple, incluindo a A12 Bionic de 7nm… Contudo, o A12 não é produzido com tecnologia EUV.

A TSMC deverá fabricar o próximo SoC topo de gama da Qualcomm, anteriormente conhecido por Snapdragon 855. (Agora com o novo nome de Snapdragon 8150, de acordo com os mais recentes leaks.)

  • (Chip que a par com o Exynos da própria Samsung, deverá ser o motor dos novos Galaxy S10 e Note 10.)

Em suma, qualquer que seja a tecnologia utilizada… Todos os chips de 7nm irão oferecer mais ou menos a mesma performance!

No entanto, não espere que o chip Exynos de 7nm da Samsung consiga bater o A12 Bionic da Apple. (Afinal de contas, as diferenças de performance dependem da arquitetura do chip e não apenas do seu processo de fabrico.)

Contudo, a tecnologia EUV irá fazer com a produção seja significativamente mais barata para estas empresas.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Android Pie no Samsung Galaxy vem com um novo Always-On

Philips 276E8VJSB 4K: Desempenho, design e preço! (299€)

Seguinte