Huawei – O Kirin 980 já é oficial e vem com o dobro das capacidades IA!


Por em

Richard Yu da Huawei apresentou na IFA 2018 o seu SoC de nova geração, o HiSilicon Kirin 980! É o primeiro anúncio de um processador baseado no processo de fabrico de 7nm!

Existem mais de 6.9 mil milhões de transistores num centímetro quadrado, o que é sem qualquer dúvida um feito impressionante! Neste pequeno chipset existe um novo CPU, GPU e ainda um novo melhorado NPU, entre outros componentes.

Em suma, o Kirin 980 vai ser muito mais poderoso e eficiente do que a geração passada da Huawei.

Performance

Neste campo, o novo Kirin 980 conta com os mais recentes núcleos de alta performance da ARM, os Cortex-A76! Em paralelo, também conta com 4 núcleos Cortex-A55 de baixo consumo energético, para tarefas menos pesadas.

Visto que o ‘velhinho’ Kirin 970 conta com núcleos de alta performance Cortex-A73, este é o primeiro processador da Huawei capaz de utilizar a tecnologia ‘DynamIQ’ da ARM! De modo a utilizar todos os 8 núcleos num potentíssimo cluster.

Em suma, o processador está separado em dois núcleos de alta performance e dois núcleos de alta eficiência Cortex-76! Em paralelo, conta ainda com 4 núcleos de baixo consumo Cortex-A55. Dito isto, a Huawei desenvolveu ainda a sua própria tecnologia ‘Flex-Scheduling’ para gerir de forma extremamente eficiente a carga de trabalho.

Huawei Kirin 980

Em suma, esta configuração irá ser capaz de oferecer níveis de performance nunca antes visto, bem como uma autonomia de bateria bastante acima da média! O que em conjunto com o uso do processo de fabrico de 7nm, irá sem dúvida um SoC a ter debaixo de olho.

Ainda por cima, quando a própria Huawei afirmou que estes núcleos vão ser capazes de até mais 75% de performance, consumindo menos 58% de energia, em relação à última geração.


GPU

É preciso também mencionar que o Kirin 980 conta com o novo GPU topo de gama da ARM! O Mali-G76, que deverá contar com um aumento de performance na ordem dos 46%, bem como uns impressionantes 178% de aumento na eficiência energética.

Modem

Para completar a lista de inovações da indústria, a Huawei também implementou um modem LTE Categoria 21 no Kirin 980! Que irá permitir downloads até 1.4Gbps e velocidades teóricas de upload até 200Mbps! O que curiosamente, é um pouco mais rápido que o modem Qualcomm X20 dentro do Snapdragon 845 e o Exynos 9810 da Samsung, que é limitado a 1,2 Gbps.

Embora o uso no mundo real provavelmente seja apenas marginalmente diferente, a Huawei sugere que seu novo modem tenha uma vantagem em certos casos de uso, como quando em trânsito.

Contudo, não existe qualquer menção a suporte 5G dentro deste novo chip… O que nem é assim tão surpreendente para ser sincero! Visto que ainda vai demorar algum tempo até termos uma rede estável e forte o suficiente para ter um serviço 5G decente.

Em suma, ainda não deverá ser em 2019 que iremos ver muitos terminais 5G.

Muito mais IA!

A Huawei apresentou os seus planos super ambiciosos para a utilização de redes neurais nos smartphones no ano passado! Com a implementação do seu primeiro NPU no Kirin 970!

Pois bem, aparentemente a empresa vai redobrar os seus esforços na Inteligência Artificial com o Kirin 980, com dois NPUs! O que deverá mais que duplicar a performance em alguns casos.

Conclusão

O Kirin 980 da Huawei está pronto a conquistar o lugar de chip mais poderoso do mercado! Posição que deverá manter pelo menos durante algum tempo!

Contudo ainda existem várias questões que precisam de ser respondidas. Por isso, nada melhor que ter o novo Mate 20 na mão para ver o que as novas atualizações trazem ao utilizador final!

Em síntese, o primeiro aparelho Mate 20 com o SoC Kirin 980 deverá ser lançado em Outubro! Isto com planos para conquistar o mercado Android!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Homem de 61 anos escapa a ataque de tubarão com os punhos

Razer eleva o nível ao lançar três novos periféricos Gaming!

Seguinte