SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!


Por em

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada, este fabricante apresentou cinco novos tipos de ecrã Infinity, incluindo o badalado Infinity Flex do dispositivo dobrável.

Entretanto, em destaque, esteve também o Infinity-O! Um novo design de ecrã, que deve chegar ao mercado pelas mãos de pelos menos dois aparelhos da linha Galaxy S10.

New Infinity

Pois bem, uma semana depois, este fabricante acaba de anunciar um componente igualmente importante do Galaxy S10… O processador Exynos 9820 da próxima geração que deve competir contra o A12 Bionic, da Apple! Bem como o Kirin 980, que são neste momento os principais rivais da Samsung.

Qual a razão para a Samsung apostar no formato de 8nm?

A Samsung há algumas semanas anunciou que está pronta para fabricar chips próprios de 7nm utilizando uma tecnologia diferente daquela que é usada para desenvolver os processadores B12 de 7 nm da série iPhone XS e XR.

No entanto, o chip Exynos 9 Series 9820 não foi desenvolvido com o processo de 7nm. Isto é algo que a Samsung manteve fora do comunicado de imprensa.

Contudo, a especificação está claramente mencionada no minisite Exynos 9820. Não se sabe qual o motivo para este fabricante estar a apostar nos 8nm enquanto os rivais já estão no processo de 7nm no campo dos chipsets móveis.

Aliás, algumas ‘más línguas’, até mencionam que este processo de 8nm, não é nada mais que um simples refinamento do ‘velhinho’ processo de 10nm, que a Samsung tem usado.

Exynos 9820: Um processador muito mais poderoso para fazer frente à concorrência que teima em roubar o trono de maior fabricante de telemóveis do mercado!

Como é normal, o Exynos 9820 será, muito mais poderoso do que o seu antecessor… Trazendo consigo várias melhorias em comparação com os chips usados ​​pela Samsung para o Galaxy S9 e o Note 9.

O Exynos 9820 é 20% (single-core) ou 15% (multi-core) mais rápido que seu antecessor e 40% mais eficiente em termos energéticos.

Além disto, o chipset conta ainda com um GPU Mali-G76 que proporciona um aumento de desempenho de 40% e aumento da eficiência na ordem dos 35% em relação ao seu antecessor.

O novo chip também suporta velocidades de transferências de dados mais rápidas.

Chegando aos 2.0Gbps para os downloads e 316Mbps para uploads. (Isto se as operadoras conseguirem realmente fornecer estas velocidades.)

Suporte para 4K UHD e 8K a 30 fps por segundo

Entretanto, a Samsung diz também que o codec multi-formato do Exynos 9820 suporta codificação e descodificação de vídeo 4K UHD a 150 frames por segundo, ou vídeos 8K a 30 fps por segundo.

Mas o principal destaque do Exynos 9820 é a inteligência artificial. Assim como já havia rumores, o novo chip da Samsung virá com sua própria unidade de processamento neural (NPU).

Assim deve realizar tarefas de inteligência artificial até sete vezes mais rapidamente que o seu antecessor. O processamento ao nível da NPU ocorre no dispositivo. Deste modo, acrescenta uma série de funcionalidades de IA. São elas, as melhorias na câmara, bem como aplicações de realidade aumentada e virtual.

O Exynos 9820 atingirá a produção em massa até o final deste ano, segundo a Samsung.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

Seguinte