Primeiro processador Intel de 10nm Cannon Lake encontrado!


Por em

Se não sabiam, os processadores de 10nm Cannon Lake da Intel já deveriam ter sido lançados em 2016! Mas têm sido sucessivamente adiados dessa altura… e pelos vistos apenas irão chegar em massa no próximo ano.

No entanto, parece que o novo Lenovo IdeaPad 330 irá contar com o primeiro chip de 10nm da Intel, o Core i3-8121U.

Intel Cannon Lake

Este processador foi encontrado no IdeaPad 330 pelo site ‘AnandTech’, com a Intel rapidamente a publicar a documentação do chip no seu catalogo.

Claro que sendo um i3, é um chip Cannon Lake de gama baixa, entrando na oitava geração de processadores Intel como os Kaby Lake-R, Kaby Lake-G e Coffee Lake.

Apesar das suas baixas especificações, o chip dual core i3-8121U foi desenhado para portáteis de gama média. Com a sua frequência base de 2.2GHz e boost de 3.2GHz. Isto com 4MB de memória cache, consumo de 15W e suporte para até 32GB de memória LPDDR4 ou LPDDR4X.

No entanto, este Lenovo IdeaPad 330 é forçado a usar uma solução gráfica da AMD, devido à falta de GPU integrado no Intel Core i3-8121U. A solução com gráficos integrados deverá ser lançada em solução de gama superiores da serie Cannon Lake.


Intel suspendeu a produção do chipset H310!

No mês passado, a empresa anunciou motherboards mais baratas para os seus processadores Coffee Lake. Isto depois de muitos meses a oferecer apenas motherboards topo de gama Z370, sem dar qualquer outra opção ao consumidor.

Intel Cannon Lake

Mas aparentemente, a Intel está com dificuldades em fabricar este chipset em massa ! Por consequência disso, ficou sem qualquer stock, passado apenas um mês.

Em suma, o chipset H310 é a opção mais barata da actual linha Intel 300! Mas agora, os fabricantes são obrigados a adaptar o mais caro chipset B360. Que curiosamente, saiu exactamente ao mesmo tempo que H310 e H370.

Com a excepção do topo de gama Z370, os chipsets H310, B360 e H370 foram lançados para aumentar as vendas de motherboards e processadores. Isto depois de uma quebra nos primeiros três meses do ano.

Se quiser ler mais, clique aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

AMD planeia tomar de assalto o mercado de processadores!

Apple é numero um e em terceiro lugar está a Xiaomi

Seguinte