Auto: assim vai poupar muito dinheiro quando conduz!

Hoje em dia é importante poupar em tudo o que conseguir e ao contrário do que possa parecer não é assim tão difícil. De facto, basta ajustar umas coisas para conseguir grandes poupanças. Assim estas são as melhores formas de poupar dinheiro quando conduz!

Auto: assim vai poupar muito dinheiro quando conduz!

Conduza com cuidado quando o seu carro está frio

Quando o motor está frio, é muito menos eficiente. Isto significa que se acelerar a fundo ou conduzir depressa quando liga o carro pela primeira vez, está a desperdiçar combustível. É uma boa ideia ser mais cauteloso durante o inverno, mas deve definitivamente esperar que o motor aqueça antes de pôr o pé no acelerador.

Verifique a pressão dos seus pneus

Se a pressão dos seus pneus for demasiado baixa, aumenta a sua resistência, o que torna o seu carro menos eficiente em termos de combustível. Os pneus com uma pressão inferior ao que deveriam podem consumir até 6% mais combustível.

pneus sem ar, pneus durarem mais, mudar de pneus, sinais da direção do automóvel, poupar dinheiro quando conduz

As verificações regulares dos pneus são a melhor forma de o fazer. A pressão dos pneus flutua com as mudanças de temperatura e quanto mais cedo reparar que não está correta, menos dinheiro gastará em combustível extra. É uma forma simples de poupar.

Organize o seu carro

A maior parte dos condutores é culpada de, num momento ou noutro, guardar tralha desnecessária no seu carro. Mas há uma razão genuína, para além da higiene e da arrumação, para que desorganize o seu veículo – especialmente se estiver a guardar objetos que possam estar a pesá-lo.

Quanto mais pesado for o seu carro, mais combustível gasta para o levar de A a B, por isso, a menos que esteja a guardar algo essencial na bagageira, vale a pena livrar-se do excesso de peso.

Evite conduzir com o depósito vazio ou cheio

Conduzir regularmente com apenas uma pequena quantidade de combustível no depósito pode causar problemas no sistema de combustível, uma vez que a sujidade e os sedimentos tendem a afundar-se e a circular pelo motor. Também vale a pena ter em conta que o combustível é pesado, por isso, se encher o depósito, o seu carro estará a carregar muito peso extra. Terá de utilizar mais combustível para se deslocar. Os especialistas recomendam que mantenha sempre pelo menos um quarto do depósito e, para uma maior eficiência do combustível, é melhor encontrar um meio-termo entre cheio e vazio.

partial view of young woman messaging on cellphone near car on gas station

Pratique o hipermiling

O hipermiling é um estilo de condução que tem por objetivo gastar o mínimo de combustível possível. Envolve coisas como planear o percurso mais direto possível e estacionar em locais que evitem manobras desnecessárias.

Mantenha a manutenção em dia

A manutenção é crucial para manter o seu automóvel em boas condições. É provável que lhe permita poupar dinheiro ao reduzir a frequência e a gravidade das reparações necessárias ao longo da vida do veículo. Marque uma revisão completa todos os anos e verifique os principais fluidos, como o óleo do motor e o líquido de refrigeração.

alternador do carro está com problemas

Mude as mudanças mais cedo

Mudar de velocidade mais cedo do que o habitual é uma excelente forma de aumentar a eficiência do combustível. Esta técnica é conhecida como mudança curta. Geralmente, uma mudança mais alta com um RPM mais baixo (menos de 3.000) conduzirá a uma melhor eficiência de combustível.

Como vê não é assim tão difícil poupar dinheiro enquanto conduz.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados